Categories: Regional

Rápida Santa Cândida recebe novo asfalto

As ruas João Gbur e Jovino do Rosário, em Curitiba, são popularmente conhecidas juntas como a Via Rápida do Santa Cândida. A via de ligação tem início no bairro da Zona Norte da Capital e desde o dia 9 de junho está recebendo obras de requalificação do asfalto, promovidas pela Prefeitura de Curitiba. As melhorias estão sendo feitas no trecho de 695,8 metros entre as ruas Fernando de Noronha e Antônio Lago, onde passa também pelos bairros do Boa Vista e Bacacheri. A previsão é que os serviços estejam concluídos em até 20 dias. “Além de ser uma ligação entre bairros, a via rápida aproxima o nosso município da vizinha cidade de Colombo. São cerca de 700 metros de asfalto novo para a segurança e o conforto de quem trafega por aqui”, disse o prefeito Rafael greca, durante vistoria realizada na última terça-feira, 16.  

A obra faz parte do programa de recuperação da malha viária de Curitiba, bandeira da gestão de Rafael Greca. De acordo com dados divulgados pela Prefeitura, desde 2017 foram 729 ações de pavimentação em 640 ruas. A extensão total de asfalto novo no período chega a 383 km. Somente na Regional Boa Vista, que é composta por 12 bairros (Abranches, Atuba, Bacacheri, Bairro Alto, Barreirinha, Boa Vista, Cachoeira, Pilarzinho, Santa Cândida, São Lourenço, Taboão e Tingui), foram revitalizados o pavimento de 114  vias, representando cerca de 44 km. 

Além da pavimentação, também está acontecendo uma intervenção de drenagem no Rio Bacacheri. O trabalho ocorre em dois pontos do leito do rio. Um deles é no trecho de 125 metros entre as ruas João Gbur e Canadá, no Boa Vista, e o outro é no interior do Parque Bacacheri. “Está ficando uma beleza o novo canal do Rio Bacacheri, totalmente com gabiões de pedra e as margens contidas. Esperamos que, quando vierem as fortes chuvas, não aconteça mais nenhuma enchente”, afirmou Greca.  A obra visa proteger o talude de possíveis erosões e, ainda, conter a vazão do rio e minimizar seu potencial destrutivo. Parte dos muros de contenção em forma de gabião já foi construída. No interior do parque, foram feitos dois muros tem cerca de 20 metros de comprimento, com 63 metros cúbicos de pedras envoltas por uma manta metálica. As estruturas servem para deter a velocidade de vazão do rio. 

De acordo com a previsão do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas, que coordena a execução dos trabalhos, os serviços no Rio Bacacheri devem ser concluídos até o fim de julho. 

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Share
Published by
Redação JC

Recent Posts

MARCHA PARA JESUS CONCENTRA MILHARES DE PESSOAS NO CENTRO DE CURITIBA

Uma multidão tomou às ruas de Curitiba, na manhã deste sábado (18), para celebrar a…

3 horas ago

COUTO PEREIRA RECEBE DOIS SHOWS DO BRUNO MARS EM TURNÊ PELO BRASIL

O cantor norte-americano, Bruno Mars deve se apresentar em Curitiba nos dias 31 de outubro…

6 horas ago

DISTRITO DE SHAN: O GOSTOSO “SANZI DOURADO”

O distrito de Shan, na Província de Shandong, tem uma comida tradicional listada como um…

1 dia ago

SEMENTES DE TOMATE DO DISTRITO DE SHAN DE SHANDONG VOLTAM DO ESPAÇO

"Essas sementes tinham sido levadas ao espaço! Podemos ver claramente que os tomates que voltaram…

1 dia ago

PARTICIPANTES DA AULA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO FEMININA PARA PAÍSES DO CINTURÃO E ROTA FREQUENTAM AULAS NO DISTRITO DE SHAN, EM SHANDONG

No Centro de Produtos Culturais na vila de Fugang no distrito de Shan, os estudantes…

1 dia ago

SOPA DE CARNEIRO NO DISTRITO DE SHAN TORNA-SE UMA INDÚSTRIA PRÓSPERA

O distrito de Shan, na Província de Shandong, é conhecido por suas cabras verdes na…

2 dias ago