Categories: Estadual

Governo do Estado estabelece novas normas de circulação na RMC e restringe bebidas alcoólicas

Na tarde desta sexta-feira, 19, o Governo do Estado, através do governador Ratinho Junior, emitiu os decretos 4.885/20 e 4.886/20 com novas normas de circulação de pessoas e restrição na venda e no consumo de bebidas alcoólicas. 

No primeiro decreto, as regras são direcionadas à Região Metropolitana de Curitiba, que é a que mais concentra casos confirmados da Covid-19. A publicação do decreto já havia sido acordada durante a semana com os municípios da região através da Assomec, a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba e estabelece o fechamento de shopping centers aos finais de semana e a padronização do horário de funcionamento destes estabelecimentos em dias úteis (das 12h às 20h), a partir de segunda-feira (22). Além disso, as demais atividades de comércio poderão funcionar das 10 horas até as 16 horas e o acesso de crianças menores de 12 anos a supermercados está vetada.

A determinação terá validade de 14 dias e tem início a partir deste sábado, 20. “Estamos entrando em um momento mais agudo da doença e temos que amenizar o impacto do vírus. Desde o início da pandemia temos essa preocupação com o transporte coletivo, em especial na hora de rush, de manhã e no final da tarde”, disse Ratinho Junior. “Tem município na RMC que não registra essa lotação, que tem outra realidade, mas a medida é especialmente necessária para aqueles conurbados na Capital. Temos que ter esse controle para que o vírus não se prolifere de maneira a impedir o bom funcionamento dos hospitais”, completou.

Já o segundo decreto é válido em todo o Estado. Está proibida pelos próximos 14 dias a partir deste sábado, a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos depois das 22 horas e até as 6 horas do dia seguinte. “Temos que tirar o estresse do sistema de saúde para focar naquilo que realmente é prioridade, que é a batalha contra a Covid-19. Os policiais estão apoiando todo esse esforço e não podemos gastar energias com outras histórias. Aumentamos o número de leitos de UTI nos últimos meses e precisamos que essa estrutura esteja apta a atender os infectados com a doença”, afirmou Ratinho, que indicou especial preocupação com os acidentes causados pela combinação direção e álcool. 

Com a diminuição da capacidade de leitos por conta do aumento de casos, o decreto tem por finalidade reduzir as aglomerações, como encontros de pessoas para beber, e também os acidentes e confusões muias vezes amplificados com o uso de bebida alcóolica. “Os hospitais deslocam grandes forças de trabalho para ajudar esses pacientes, mas estamos em uma fase diferente e, com muito respeito, precisamos deixar os leitos preparados para a Covid-19”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. 

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

MARCHA PARA JESUS CONCENTRA MILHARES DE PESSOAS NO CENTRO DE CURITIBA

Uma multidão tomou às ruas de Curitiba, na manhã deste sábado (18), para celebrar a…

10 horas ago

COUTO PEREIRA RECEBE DOIS SHOWS DO BRUNO MARS EM TURNÊ PELO BRASIL

O cantor norte-americano, Bruno Mars deve se apresentar em Curitiba nos dias 31 de outubro…

13 horas ago

DISTRITO DE SHAN: O GOSTOSO “SANZI DOURADO”

O distrito de Shan, na Província de Shandong, tem uma comida tradicional listada como um…

2 dias ago

SEMENTES DE TOMATE DO DISTRITO DE SHAN DE SHANDONG VOLTAM DO ESPAÇO

"Essas sementes tinham sido levadas ao espaço! Podemos ver claramente que os tomates que voltaram…

2 dias ago

PARTICIPANTES DA AULA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO FEMININA PARA PAÍSES DO CINTURÃO E ROTA FREQUENTAM AULAS NO DISTRITO DE SHAN, EM SHANDONG

No Centro de Produtos Culturais na vila de Fugang no distrito de Shan, os estudantes…

2 dias ago

SOPA DE CARNEIRO NO DISTRITO DE SHAN TORNA-SE UMA INDÚSTRIA PRÓSPERA

O distrito de Shan, na Província de Shandong, é conhecido por suas cabras verdes na…

2 dias ago