O governador Ratinho Junior sancionou nesta terça-feira uma lei (20.189/20) que torna obrigatório o uso de máscara em ambientes coletivos em todo o Paraná. A medida já vinha sendo adotada individualmente por alguns municípios, como Colombo, por exemplo, e agora passa a valer em âmbito estadual. Quem descumprir a legislação estará sujeito à multa.

O texto, proposto por deputados estaduais, determina que a população use máscaras de tecido em espaços abertos ao público ou de uso coletivo, como ruas, parques e praças, estabelecimentos comerciais, industriais e bancários, repartições públicas, assim como no transporte público de passageiros (ônibus, trens, aviões, taxis e aplicativos de transporte) e onde houver aglomeração de pessoas.

“Nosso grande desafio é reduzir a proliferação do vírus. O uso de máscara é uma atitude importante e reconhecida como ação preventiva”, destacu o governador. A lei começa a vigorar em um momento que, apesar dos decretos municipais e estaduais, o distanciamento social começa a passar por um relaxamento, com a reabertura gradual de diversos tipos de comércio e o retorno de outras atividades econômicas. 

Compartilhe nas Redes Sociais: