Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira (20), com parlamentares, defesa civil e com o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, com o intuito de alinhar soluções para as enchentes que atingem cidades do Paraná, foi promovido o encontro em formato online que reuniu mais de 100 representantes municipais, estaduais e federais que puderam conhecer em detalhes as ações a serem realizadas e quais medidas a administração federal tem tomado para reverter o cenário.

O ministro destacou que há um trabalho em conjunto sendo realizado, agradecendo a participação de todos. “Essa forma de atuação tem sido realizada desde o 1º de janeiro de 2023, pedido pessoalmente pelo presidente Lula. Esse modo de aproximação com governos estaduais e municipais nós colocamos em todas as unidades da federação”. Ato contínuo, o ministro afirmou que a pasta segue mobilizada para o Paraná e reafirmou os procedimentos necessários para que os prefeitos possam solicitar o apoio do Governo Federal, “Reconhecida a situação de emergência, se dá legalidade à atuação. Ao se reconhecer a situação dos municípios atingidos, se são condições para antecipar Bolsa Família, liberação de fundos e toda uma gama de políticas públicas que podem ser acionadas”, relembrou, reforçando que é extremamente necessário que os municípios formalizem suas solicitações. “Não podemos colocar dinheiro sem um plano de trabalho. Temos auxiliado prefeitos via conferência para realizar o plano de trabalho. Chegou nos conformes, já aprova e repassa. Se é emergência, não podemos deixar a burocracia vencer a gente. O ministério não fecha sábado, domingo ou feriado”.

Góes também pontuou que é testemunha do modelo colaborativo de trabalho em prol de soluções para a situação. “Temos como regra um ambiente onde a solidariedade estabelece toda linha de atuação nossa nos estados e municípios. Tenho me colocado à disposição e agradeço a mobilização dos parlamentares”, afirmou. Durante o encontro, o ministro e deputados ouviram representantes de algumas cidades atingidas, como São Mateus do Sul e Bituruna.  Entre as propostas apresentadas pelo ministro, está a elaboração de um plano de trabalho em conjunto entre Governo Federal, Estadual e municípios para facilitar a liberação de recursos e de políticas públicas para as regiões afetadas.

Parlamentares

Junto ao ministro, estiveram deputados federais e estaduais, prefeitos e demais representantes de diversos setores, tendo por mediador o deputado federal Toninho Wandscheer. Já para a deputada federal e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, a reunião mostra o empenho do governo Lula na ajudar ao povo paranaense. “Gostaria de agradecer muito a atenção que o ministro tem dado à situação. E essa proposta de trabalho em conjunto, com municípios e governo do estado, é muito efetiva”. Pouco antes, Gleisi já havia colocado que a situação “não é uma questão de disputa política, mas uma questão de solidariedade com os moradores que foram vítimas da tragédia” e a importância de somar esforços. “É importante ressaltar que o Governo Federal está em contato com a Defesa Civil do Paraná desde o início das enchentes. O presidente Lula pediu prioridade no atendimento de todos os municípios que estão sofrendo, seja por consequência de secas ou de enchentes”.

O Deputado federal Aliel Machado, reforçou o posicionamento do governo: “Gostaria de parabenizar o Toninho Wandscheer e a Gleisi pela união e ao ministro. Quero dizer que essa reunião é muito importante. Vejo que o Estado e o Governo Federal estão fazendo de tudo. Ao contrário do que diz o secretário de Infraestrutura, Sandro Alex, não é verdade que há abandono. Todos os recursos estão sendo dispensados e há um esforço para que se possam atender as necessidades dos municípios. Todos os ministérios foram solícitos quando os procuramos”.
Manifestou-se também o senador Flávio Arns, a favor de operações conjuntas e adiantou que está em contato com entidades, como a FIEP, para averiguar quais as principais demandas e formas de ajuda. “Nosso apelo é para trabalharmos em conjunto. Dessa maneira, a população vai se ser amparada”, afirmou.

Deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná, Hussein Bakri, destacou novamente o atendimento por parte do governo federal. “As portas estão abertas. Nosso governador esteve em Brasília. Ontem vi falando que o Paraná não está sendo atendido, mas o governador foi atendido por dez ministros”. Bakri apontou ainda que será necessário pensar no período após as enchentes. “Vamos precisar muito do governo federal. Confiamos que a administração vai dar essa resposta para nós”.

Compartilhe nas Redes Sociais: