A Delegacia Regional de Contabilidade de Colombo em parceria com a Receita Federal promoveu nesta segunda-feira (27) um evento para aproximar os profissionais da área e sanar as dúvidas sobre a destinação do Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF). O encontro foi realizado no auditório da Regional do Alto Maracanã, e contou com a presença do vice-prefeito Professor Alcione, além de secretários municipais.

De acordo com a delegada do Conselho Regional de Contabilidade de Colombo, Kelly Menegari, os impostos recolhidos por meio da destinação do Imposto de Renda beneficiam instituições sérias a executarem os seus projetos. “A Receita está preocupada em que os recursos fiquem no município”, afirma.

“Nós ainda temos muitos tabus em volta da questão da destinação do IRPF. A reunião de hoje serviu para que a Receita esclareça os benefícios da destinação”, complementou.

O vice-presidente da federação dos contabilistas do Paraná, Gilson Luis da Silva, ressaltou a parceria entre a prefeitura e os contadores da cidade. “O contador é o elo entre o contribuinte e a iniciativa pública. Essa parceria traz inúmeros benefícios para a cidade”.

Durante o evento, foi pedido aos presentes que divulguem e incentivem a doação de parte dos valores devidos do IRPF. O prazo para a destinação direcionada de parte do IR terminou em dezembro, mas ainda é possível realizar a doação no momento em que é feita a declaração, repassando esses valores para os fundos da Infância e Adolescência e do Idoso.

Elis Lazarotto, secretária de Assistência Social de Colombo, destacou a importância das doações do Imposto de Renda para esses fundos. “É um dinheiro que ajuda a fomentar diversas instituições de apoio a crianças e a idosos em situação de vulnerabilidade, viabilizam projetos e ampliam o alcance de ações de assistência social”, explicou a secretária.

No final de 2022, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Colombo (CMDCA), em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou a liberação de recursos do FIA para 12 instituições. O repasse total foi de R$ 500 mil, verba que fomenta projetos que promovem a defesa e proteção dos direitos das crianças e adolescentes.

Segundo o delegado da Receita Federal de Curitiba, Marcos Vinicius Rinaldi, o intuito dessa orientação feita aos profissionais da contabilidade é aumentar a arrecadação de Colombo para promover ações sociais. “A destinação do Imposto de Renda é uma ação de cidadania e ajuda os mais carentes”, finalizou.

Compartilhe nas Redes Sociais: