Entre os dias 17 de fevereiro e 8 de julho deste ano, a Prefeitura Municipal já realizou a distribuição de 88,7 toneladas de hortaliças, algo que representa aproximadamente 22 mil kits alimentares adquiridos dos produtores da agricultura familiar local e entregues para entidades socioassistenciais, que repassam os alimentos para famílias em vulnerabilidade social.  

Apenas na primeira semana de julho, foram adquiridas 4,8 toneladas de verduras e legumes para as entregas. Atualmente, o atendimento é destinado a aproximadamente 100 famílias de crianças e adolescentes cadastradas no Programa Pró-Criando, 830 idosos dos Centros de Convivência e 373 famílias no Programa Família Paranaense, totalizando mais de 1300 famílias.

Essa entrega de alimentos é parte dos programas PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e o Coleta Verde. O primeiro é um projeto federal criado por lei em 2003, que tem como principais objetivos promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. É um exemplo de política pública efetiva que protege a segurança aimentar e nutricional de parte da população. Já o segundo é um programa local criado pela Prefeitura, que faz a troca de kits alimentares por material reciclável. O programa teve mudanças em razão da pandemia, mas segue mantido com a distribuição de alimentos.

A ação tem o apoio das secretarias municipais de Assistência Social, de Agricultura e Abastecimento e também da Semec (Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude). 

Compartilhe nas Redes Sociais: