O Relatório Estatístico Criminal, elaborado pelo Centro de Análise, Planejamento e Estatística, vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública e divulgado nesta segunda-feira, 30, registrou em 2019 o menor número de homicídios dolosos dos últimos 13 anos no estado, desde o início da publicação, em 2007. Foram 175 mortes a menos de janeiro a dezembro do ano passado, quando houve 1.780 homicídios, em comparação com o mesmo período do ano anterior (1.955 casos), uma redução de 9%. 

No primeiro ano de divulgação das estatísticas de homicídios dolosos no site da pasta, em 2007, foram registradas 2.647 mortes, 32,7% a mais que neste último ano. Durante todo o período contabilizado, o maior número de registros ocorreu em 2010, com 3.276 mortes (45,6% a mais que em 2019).

“Este foi nosso primeiro ano comandando a Segurança Pública e conseguimos alcançar uma boa redução nos índices de homicídios dolosos. Esperamos manter o controle da criminalidade por meio de ações baseadas na estratégia e na inteligência”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares.

“O número é extremamente positivo, significa que temos uma polícia presente, que tem planejamento e emprego inteligente dos seus recursos, tanto humano como material, e a capacidade de estudar o crime e desenvolver estratégias para reduzi-lo ou anulá-lo”, opinou o Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos. 

Compartilhe nas Redes Sociais: