Nesta segunda-feira (1º), o Estado do Paraná apresentou o programa Talento Tech, um passo significativo para a formação de profissionais em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Com investimento de R$ 62 milhões, o projeto visa capacitar 3.000 alunos com cursos gratuitos e bolsas remuneradas em TIC. Coordenado pelas secretarias da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Planejamento, Educação, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fundação Araucária e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o Talento Tech é considerado a maior iniciativa do gênero no país.

As bolsas serão distribuídas entre alunos e egressos do Ensino Médio e estudantes do Ensino Superior das universidades estaduais do Paraná. A seleção dos 50 municípios participantes considerou o Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM), priorizando os com menor índice. O edital, a ser lançado em abril, formalizará os municípios e os critérios de seleção.

O objetivo do projeto é formar 60 alunos em cada município ao longo de três anos, visando contribuir para o desenvolvimento econômico local. O secretário do Planejamento, Guto Silva, destaca a intenção de transformar o Paraná em um polo de talentos em tecnologia, incentivando a permanência dos jovens no estado após a conclusão do programa. O secretário da Inovação, Marcelo Rangel, ressalta a importância das parcerias com empresas de tecnologia para garantir a empregabilidade dos participantes.

Com o Talento Tech, o Paraná busca consolidar sua posição como protagonista na formação de profissionais qualificados em TIC, contribuindo para o avanço do setor no estado e no país.

Compartilhe nas Redes Sociais: