TRAIDORES (Salmos 43.1)

A reflexão de hoje parte de um texto em formato de oração: “Faze-me justiça, ó Deus, e defende a minha causa contra uma nação infiel. Livra-me dos homens traidores e perversos”. A maioria das pessoas já enfrentou alguma forma de traição, quer seja profissional, social, política ou conjugal. Trair significa iludir, enganar, esconder, manipular ou prejudicar alguém intencionalmente.

Judas traiu Jesus com um beijo no rosto entregando seu mestre pelo preço de 30 moedas de prata. Tudo na vida tem um preço! A traição tem um preço e o remorso tem outro preço. No caso de Judas, o remorso lhe custou a própria vida. O salmista faz uma oração sincera e apelativa. Ele sabia que os traidores estavam por perto e que iriam agir a qualquer momento. Ele poderia ter planejado sua defesa ou traçado metas de ataques e talvez até tenha feito alguma dessas coisas, mas o que fica claro no texto bíblico é que o salmista faz a opção por orar.

Ele pede socorro a Deus clamando por justiça, pois sabia que Deus é justo. Então ele ora para que Deus o defendesse de uma nação infiel deixando claro que os traidores eram muitos e que entre o povo haviam pessoas traidoras e perversas. Mais de 3000 mil anos se passaram e os perversos continuam se multiplicando e como é difícil lidar com os traidores.

A traição quando vem de longe por alguém que quer prejudicar por inveja ou outros motivos dói, mas até é suportável, pois é esperável determinadas atitudes de quem almeja o que é seu, mas quando a traição vem de alguém próximo, dói demasiadamente a ponto de ser considerada uma dor insuportável. Enfim, duas coisas são possíveis aprender com o salmista sobre este assunto.

Primeiro, que traidores ainda existem e é preciso muita sabedoria e amor para lidar com isso. E, em segundo, é possível praticar prevenção com a oração bíblica. O salmista na verdade, sabendo que estava rodeado de traidores, usou a estratégia de orar pedindo a Deus que o livrasse desse mal. A oração pode ser uma ferramenta poderosa, portanto, orar a Deus pedindo livramento de pessoas perversas e traidoras pode ser uma estratégia de defesa.

Por fim, se passou ou está passando por algo parecido, os exemplos de perdão e amor deixados por Jesus podem ser um excelente remédio. Que o Deus de justiça ouça sua oração!

Compartilhe nas Redes Sociais: