A pesquisa recente conduzida pelo renomado Instituto Paraná Pesquisas trouxe à luz uma realidade promissora: a qualidade da merenda escolar na rede estadual do Paraná está alcançando patamares notáveis de aprovação. Os números falam por si só, com uma adesão esmagadora de 89,5% entre os alunos do ensino fundamental, 84,4% entre os estudantes do ensino médio e 89% entre os pais e responsáveis. Esses resultados, obtidos após uma análise abrangente que englobou mais de 2,2 mil escolas, indicam uma confiança substancial na alimentação fornecida.

Desde a implementação inovadora do programa Mais Merenda em 2022, que introduziu a oferta de três refeições por turno, tem-se observado um notável aumento nos níveis de satisfação. Em 2023, por exemplo, um impressionante total de 154 milhões de lanches foi disponibilizado ao longo do ano letivo, um feito que não passou despercebido, com mais da metade dos pais entrevistados expressando aprovação.

Esse avanço também se reflete nas aquisições de produtos, com mais de 30 mil toneladas adquiridas em 2023, quase o dobro do volume de 2021. Vale ressaltar o crescimento substancial na compra de carnes, que saltou de 1,4 mil kg para 9 mil kg no mesmo período. Além disso, o envolvimento crescente da agricultura familiar é digno de nota, com 11 mil toneladas de produtos diversos, incluindo orgânicos, sendo fornecidos para as escolas.

A garantia de qualidade é uma prioridade indiscutível, com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) desempenhando papéis fundamentais. Essas instituições mantêm um rigoroso controle desde a seleção dos alimentos até sua distribuição, garantindo a integridade e segurança dos produtos. A nutricionista responsável enfatiza a importância da segurança alimentar para o desenvolvimento dos alunos, enquanto depoimentos de estudantes destacam a gratidão e satisfação com as refeições.

A atenção dedicada pela equipe, como testemunhado pela “tia da escola” Inês de Vasconcelos, servidora há 31 anos, evidencia o cuidado e carinho no preparo das refeições. A eficácia do modelo paranaense recebeu elogios do Ministério da Educação, que reconheceu o impacto positivo da alimentação na autoestima e desempenho acadêmico dos estudantes.

Com iniciativas como o programa Pé-de-Meia, o governo estadual reafirma seu compromisso inabalável com a educação, reconhecendo na alimentação escolar não apenas uma necessidade básica, mas sim um pilar essencial e inegociável para o crescimento saudável e o sucesso acadêmico dos estudantes. Este investimento não apenas nutre corpos, mas também alimenta mentes para um futuro promissor e repleto de oportunidades, onde cada aluno é capacitado e encorajado a alcançar grandes realizações.

Compartilhe nas Redes Sociais: