Fonte: Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta terça-feira (27) a segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2024. Esta edição oferece um número recorde de bolsas: 406.428 no total, distribuídas em 15.482 cursos de 1.028 instituições. Desse montante, 308.977 são bolsas integrais e 97.451 parciais.

Segundo o MEC, essa é a maior oferta de bolsas desde a criação do programa em 2005. Os candidatos pré-selecionados devem apresentar a documentação na instituição de ensino superior até 7 de março para verificação dos dados fornecidos na inscrição. A apresentação pode ser feita presencialmente ou de forma eletrônica.

O Prouni, criado em 2004, tem como objetivo oferecer bolsas de estudo em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas. O programa é destinado a estudantes sem diploma de nível superior, considerando critérios como renda familiar mensal per capita e origem escolar, privilegiando quem cursou integralmente o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral em instituição privada, além de contemplar pessoas com deficiência, entre outros critérios previstos em lei.

Essa iniciativa do governo busca promover acesso à educação superior e inclusão social, expandindo bolsas do Prouni. Por meio da educação, visa-se construir uma sociedade igualitária e preparada para os desafios futuros. O Prouni desempenha papel fundamental ao democratizar o ensino superior e fomentar o desenvolvimento humano e social em todas as regiões do Brasil.

 

Compartilhe nas Redes Sociais: