Nesta segunda-feira, 24, outras 627 escolas estaduais participaram da segunda rodada de retorno das atividades presenciais. Paralelamente ao modelo híbrido, que se mantém também nestas escolas, foram reabertas unidades de 29 dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs), elevando a abertura para 827 unidades, aproximadamente 40% das instituições da rede estadual de ensino.

Os colégios estaduais que ainda não retomaram as aulas presenciais permanecerão no ensino remoto, por meio da plataforma digital Aula Paraná, das videoaulas exibidas na TV aberta e no YouTube, além dos kits pedagógicos impressos. Eles poderão passar para o modelo híbrido em futuras rodadas de abertura.

A retomada gradual realizada pela Secretaria de Estado da Educação prioriza instituições de ensino onde há mais alunos em situação de vulnerabilidade e sem acesso a equipamentos digitais para realizar as atividades remotas. Outros critérios levados em consideração são a vontade da comunidade escolar e o diálogo com os diretores.

Segundo a pasta, há um monitoramento de casos de Covid-19 nas escolas e é seguido um protocolo de biossegurança, em que são afastados profissionais e estudantes, além da suspensão das atividades em turmas e escolas, em caso de notificação de casos suspeitos ou confirmados da doença. Também são seguidos os decretos municipais que determinam a suspensão das atividades presenciais nas escolas, como ocorreu em Guarapuava, União da Vitória e Ubiratã, onde parte das escolas já havia retornado presencialmente e agora está em ensino remoto novamente.

De acordo com os dados da SESA, após a primeira rodada de abertura das escolas, em que 200 unidades retomaram as atividades presenciais, houve 15 turmas com atividades suspensas e quatro colégios fechados. Também foram reportados 38 casos positivos em alunos, 32 casos em professores e 25 casos em funcionários.

Compartilhe nas Redes Sociais: