Estão abertas até o dia 22 de fevereiro as inscrições para a primeira edição do ano do Formadores em Ação, da Secretaria de Estado da Educação (SEED). Trata-se da programação de formação continuada voltada a professores da rede estadual. O processo é realizado de forma online, pelo site www.rhseed.pr.gov.br.

Iniciado em julho de 2020, o programa Formadores em Ação é uma proposta de formação entre pares, em que professores da rede estadual lideram grupos de estudo voltados a professores da mesma disciplina ou área do conhecimento. Durante os encontros, são abordadas questões como uso de tecnologias, metodologias ativas e experiência em sala de aula.

Cada professor formador orienta um grupo de 12 a 20 cursistas, com base no conteúdo do roteiro proposto pela SEED. Cada jornada feita pelos cursistas garante certificação de 40h e pontuação para a distribuição de aulas de 2024, enquanto os professores formadores também ganham bolsas.

Para as turmas deste 1º trimestre são cerca de 30 mil vagas para professores cursistas, com um número recorde de temas. Ao todo são 13 temáticas a mais do que no fim de 2022. O número ainda deve crescer para as turmas do 2º e 3º trimestres.

Além de abranger todas as disciplinas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e as novas disciplinas do novo ensino médio paranaense, há uma ampla oferta de temas transversais — como avaliação da aprendizagem, observação de sala de aula e gestão de sala de aula — e outros temas voltados às plataformas educacionais (como o Redação Paraná), uma das novidades para este ano.

“Temos para esta primeira jornada de 2023 uma oferta de 58 temas direcionados à formação e atuação específica de cada professor. Também temos temas novos direcionados à modalidade de atuação, como educação profissional, educação em tempo integral, educação do campo, além de temas transversais”, explica o diretor de Educação da Secretaria, Anderfabio Oliveira dos Santos.

FORMADORES EM AÇÃO – O programa foi citado como exemplo de desenvolvimento de professores durante a pandemia em uma publicação editada por Fernando M. Reimers, da Universidade de Harvard, e Renato Opertti, do Bureau Internacional de Educação (BIE), da Unesco.

A obra lançada em novembro de 2021 é intitulada “Learning to build back better futures for education: Lessons from educational innovation during the covid-19 pandemic” – em tradução livre, “Aprendendo a reconstruir futuros melhores para a educação: Lições de inovação educacional durante a pandemia de Covid-19”.

Compartilhe nas Redes Sociais: