A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem, de 43 anos, por tráfico de animais silvestres e maus-tratos. A ação foi realizada na última semana (19), em Colombo. Na ação, foram resgatados mais de seis espécies silvestres, como iguanas, ouriços africanos, cobras, jabutis, tartarugas tigres d’água e pássaros agapórnis.

De acordo com o delegado da PCPR Guilherme Dias, os animais foram encontrados em situação precária. “Estavam em ambiente inapropriado, pequeno, sendo alimentados com comida podre. Também estavam convivendo com alguns animais que já estavam mortos”, afirma o delegado.

Os animais foram encaminhados ao Instituto Água e Terra (IAT), em Curitiba. As investigações continuam a fim de identificar outros possíveis envolvidos na rede de tráfico de animais no Paraná.

O homem responderá pelos crimes de tráfico de animais e maus-tratos a animais. Caso seja condenado, poderá pegar até seis anos de reclusão.

Denúncias desse tipo de ocorrência podem ser feitas anonimamente pelo Disque Denúncia 181 pelo telefone (mesmo número) ou pelo site www.181.pr.gov.br. Na segunda opção, é possível inserir imagens que podem colaborar com as investigações. Também é possível procurar a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e a Força Verde.

O IAT ainda destaca que as pessoas que se depararem com animais silvestres em suas casas, machucados ou não, não devem de forma alguma ficar com eles. Também não se deve matar o animal, ainda que seja venenoso. Matar ou maltratar animais silvestres são crimes previstos na Lei Federal 9.605 de 12 de fevereiro de 1998. A orientação é fazer fotos e vídeos dos bichinhos e enviar para o Setor de Fauna do IAT auxiliar na identificação e demais orientações. O telefone é (41) 3213-3767.

Compartilhe nas Redes Sociais: