Prefeito Helder Lazarotto destacou a importância da revisão do Plano Diretor Municipal de Colombo para os próximos 10 anos. Foto: Jesiel Jeronimo/Jornal de Colombo

 

O prefeito Helder Lazarotto participou na terça-feira (04) do Café com o Presidente do Creci-PR – Conselho Regional de Corretores do Paraná, Luiz Castegnaro, em Colombo na Associação Comercial e Industrial de Colombo (Acic). Helder explanou sobre o Plano Diretor Municipal (PDM) e destacou seu apreço pela profissão Corretor de Imóveis.

Nas décadas de 1980 e 1990, Helder atuou de forma efetiva como corretor de imóveis (Creci-PR 6932), inclusive tendo imobiliária. “A vida nos levou para outros caminhos”, disse Helder ao informar que temporariamente está licenciado da profissão de corretor devido sua missão pública como prefeito municipal.

Na qualidade de gestor municipal e com propriedade para falar do assunto, Helder destacou a importância do PDM. “Nós temos um plano diretor que é de 2004 e que é confuso em várias situações. Ele é mais interpretativo do que diretivo. A cidade precisa tomar direções claras, propor soluções de moradias para todas as faixas de classe social”.

Um novo PDM está sendo discutido. Por exemplo a verticalização da cidade é um tema que a prefeitura tem se debruçado para resolver. “Os bairros com infraestrutura pública, deverão poder edificar prédios com mais de 04 pavimentos”, observou Helder ao explicar diversos pontos fundamentais para essa liberação.

“Nos últimos dois anos a gestão pública teve que rejeitar diversos empreendimento  grandiosos, como por exemplo, construção de 800 novas unidades num bairro sem infraestrutura pública. Estamos trabalhando para atualizar o PDM, visto que a realidade atual da cidade está bem diferente da realidade lá dos anos 2004”, comentou Helder.

“Os tempos são outros. Com o avanço da tecnologia e nova dinâmica das cidades, precisamos de um PDM dizendo com clareza o que pode e o que não pode. O novo PDM pretende propor soluções claras para os próximos 10 anos, que é o prazo regulamentar, embora eu acredite que deveria ser revisado em menor tempo para minimamente poder acompanhar a velocidade das mudanças globais”, observa Helder.

Helder também mencionou o crescimento desordenado da cidade nos últimos 20 anos. “Pretendemos com o novo PDM, resolver problemas crônicos da cidade e diferentemente do que houve, propor crescimento de forma ordenada para que nossa população tenha mais qualidade de vida bem como nossos visitantes”.

Obras estruturantes: Asfalto, hospital e Cicol-Tec

Para exemplificar os trabalhos da atual gestão, Helder mencionou o volume de obras lá em 2020, ano de eleição. “Eram 21 obras sendo que metade delas estavam no início. Em 2023 estamos com 47 obras de pavimentação asfáltica em andamento e até o final do ano serão mais de 100 obras”, pontua Helder.

Segundo informações da prefeitura, a malha viária do município é de 950 quilômetros sendo que mais da metade ainda não está pavimentada. “Não temos 500 quilômetros de rua asfaltadas. Nós pretendemos pavimentar perto de 200 quilômetros nessa gestão e está sendo feito um grande esforço para essa realização”, disse Helder.

“Falo da pavimentação asfáltica porque isso influencia diretamente na vida do corretor de imóveis, do empreendedor. Se não tiver pavimentação não se consegue fazer financiamento do imóvel, por exemplo. Então, essa infraestrutura é fundamental”, reforça Helder.

Hospital

Outra grande obra que impacta diretamente para os corretores de imóveis é a construção do Hospital Geral de Colombo. Segundo corretores, os imóveis na região já estão sofrendo uma super valorização imobiliária. “A exemplo do que acontece no entorno do hospital Angelina Caron em Campina Grande do Sul, acreditamos que também ocorrerá em Colombo. O entorno de nosso hospital, que será regional, haverá uma rede de serviços como restaurantes, pousadas, estacionamentos e outros que irão gerar diversos empregos”, observa Helder.

Cicol-Tec

Também exposto aos Corretores, Helder mencionou a importância da Cicol-Tec (Cidade Industrial de Colombo – Tecnológica). “O projeto da Cicol-Tec foi apresentado ao Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços que inclusive já designou assessoria do Ministério para acompanhar o andamento do projeto aqui em Colombo”. Esperamos nos próximos anos, receber inúmeras grandes empresas, que precisarão de diversos funcionários, consequentemente de novas moradias, ou seja, o setor imobiliário será ainda mais aquecido”, completa Helder.

Concluindo, Helder ressaltou: “Melhorando a infraestrutura pública, valoriza o imóvel, melhora a condição de vida das pessoas, que consequentemente quererão ficar na cidade para, por exemplo, trabalhar e expressar o sentimento de pertencimento a nossa querida Colombo. Ao atingirmos esse patamar, cada vez mais surgirão melhores negócios para nossos corretores de imóveis”.

Compartilhe nas Redes Sociais: