A comitiva paranaense, liderada pelo governador Ratinho Junior, continuou suas agendas no Nebraska, EUA, explorando tecnologias de irrigação. Se reuniram com representantes da Valley Irrigation, uma líder global no setor, presente em mais de 100 países, incluindo o Brasil.

A comitiva paranaense, incluindo representantes do governo, setor produtivo, cooperativas agrícolas e a organizadora da viagem, está focada nos pivôs de irrigação. Essa tecnologia, amplamente usada nos EUA e na Europa, consiste em sistemas mecanizados que irrigam extensões de terra de forma uniforme e eficiente ao se moverem em círculos em torno de um ponto central.

O governador destacou que, com investimentos em tecnologia e capacitação, os pivôs de irrigação podem impulsionar a competitividade do agronegócio paranaense. Ratinho Junior enfatizou que essa tecnologia pode aumentar a produção agrícola, diversificar culturas, gerar empregos e renda, contribuindo para a segurança alimentar global.

No caso da soja, cuja colheita recorde de 1,2 milhão de toneladas em janeiro representou exportações de US$ 542,2 milhões para o estado, estima-se um aumento de produtividade de 20% em comparação com áreas não irrigadas. Nas áreas de pastagem para gado, o aumento pode chegar a 50%, enquanto no milho, outro componente importante da safra estadual, os ganhos podem alcançar até 70%.

A pressão crescente pelo uso sustentável da água globalmente torna a implementação de sistemas de irrigação urgente. Os pivôs permitem controle preciso da água, reduzindo perdas por evaporação e custos de produção. Além disso, possibilitam aplicação eficiente de fertilizantes e defensivos agrícolas, otimizando seu uso.

A Valley Irrigation, pioneira nos pivôs de irrigação, emprega mais de 11 mil pessoas globalmente, principalmente nos EUA. No Brasil, seu segundo maior mercado na América Latina, possui uma fábrica em Uberaba e uma distribuidora em Ribeirão Preto.

Darren Siekman, VP de Estratégia da Valley Irrigation, ressaltou a relação duradoura da empresa com o Brasil e seu potencial para impulsionar a produção agrícola no Paraná. Ele destacou que os pivôs permitem aos agricultores monitorar suas propriedades e sugeriu que a colaboração do governo estadual é essencial para acelerar essa modernização, vislumbrando a possibilidade de posicionar o Paraná como líder na produção de grãos na América Latina.

Além disso, a expansão da área irrigada poderia gerar novos empregos, tanto na instalação e operação dos pivôs quanto na produção e comercialização de novas culturas possíveis em áreas irrigadas.

Compartilhe nas Redes Sociais: