Há três décadas, despontava um projeto educacional visionário e ousado, marcando o início de uma jornada de inovação e excelência na educação. Era fundada pelas sócias proprietárias, Francis França e Desiree Videira Stoiani, a Escola Interativa. Desiree, uma apaixonada pela educação com 35 anos de experiência e vasto conhecimento em pedagogia, psicopedagogia, neurologia e administração, a Escola Interativa surgiu como um marco na história da educação local. Hoje, ao celebrar seus 30 anos de existência, a instituição não só se orgulha de sua longevidade, mas também de sua abordagem pedagógica diferenciada, projetos inovadores e compromisso inabalável com a inclusão.

A história da Escola Interativa remonta ao ano de 1993, quando Desiree e Francis vislumbraram a oportunidade de transformar a educação na região do Bacacheri. Com a transição para o ano de 1994, as portas foram abertas para receber os primeiros alunos, marcando assim o início de uma jornada extraordinária. Inicialmente focada na educação infantil, a escola rapidamente ganhou destaque pela sua abordagem pedagógica fundamentada nos princípios de Celestin Freinet, um educador francês renomado por sua visão progressista e centrada no aluno.

Pedagogia Freinet: O coração da educação interativa desde o princípio, a Escola Interativa adotou a pedagogia Freinet como seu pilar central. Inspirada na filosofia de Freinet, essa abordagem coloca o aluno no centro do processo educacional, incentivando a experimentação, a autonomia e a colaboração. Ao longo dos anos, os resultados dessa pedagogia foram evidentes: alunos engajados, criativos e confiantes, prontos para enfrentar os desafios do século XXI.

Da educação infantil ao ensino médio: Uma trajetória de expansão e excelência O sucesso da abordagem pedagógica da Escola Interativa logo levou à expansão da instituição. O que começou como uma escola de educação infantil logo se transformou em uma instituição de ensino fundamental e, mais recentemente, em uma escola de ensino médio completa. Ao longo desse processo de crescimento, a escola nunca perdeu de vista seus valores fundamentais: excelência acadêmica, inclusão e inovação.

Projetos Inovadores: Mais do que aulas, experiências transformadoras além do currículo acadêmico tradicional, a Escola Interativa é conhecida por seus projetos inovadores que buscam ir além das quatro paredes da sala de aula. Um exemplo é o acantonamento de Páscoa, onde os alunos aprendem sobre produção de chocolate de forma prática e responsável, incentivando valores como trabalho em equipe, responsabilidade e empreendedorismo. Outro destaque é a mostra científica, onde os estudantes são desafiados a identificar problemas em sua comunidade e propor soluções criativas e sustentáveis.

Compromisso com a Inclusão: Uma abordagem holística e multidisciplinar um dos pontos mais fortes da Escola Interativa é seu compromisso com a inclusão. Com uma equipe multidisciplinar dedicada, a escola oferece suporte individualizado para alunos com necessidades especiais, garantindo que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade. Além disso, a instituição busca promover uma cultura de respeito, empatia e diversidade em toda a comunidade escolar.

Reconhecimento e futuro: Celebrando conquistas e olhando adiante à medida que a Escola Interativa celebra seus trinta anos de história, também recebe reconhecimento merecido. Prêmios como o Selo de Qualidade Internacional e a homenagem na Câmara dos Vereadores de Curitiba são testemunhos do impacto positivo que a instituição teve na comunidade ao longo dos anos. Olhando para o futuro, a escola está comprometida em continuar sua missão de oferecer uma educação de excelência, preparando os alunos para enfrentar os desafios do mundo moderno com confiança, criatividade e compaixão.

Nova sede em Colombo: Além das conquistas mencionadas, é importante ressaltar que neste ano foi inaugurada a sede de Colombo, ampliando ainda mais o alcance e o impacto da Escola Interativa. A abertura desta sede, que era um sonho há tanto tempo planejado e batalhado para se concretizar, representa um marco significativo em nossa jornada educacional. Construir nossa sede própria foi um projeto meticulosamente elaborado ao longo de vários anos, e hoje podemos afirmar com orgulho que somos a maior escola em termos de estrutura física de Colombo.

Essa conquista também trouxe consigo um projeto diferenciado para a cidade, demonstrando nosso compromisso em oferecer uma educação de qualidade e inovadora. A inauguração dessa nova unidade foi marcada pelo sucesso do primeiro acantonamento realizado, evidenciando desde cedo o compromisso da escola em proporcionar experiências educacionais enriquecedoras e alinhadas com as necessidades dos alunos.

Este acantonamento, assim como outros projetos, reflete nossa missão em oferecer uma educação que vai além da sala de aula, preparando alunos para os desafios com habilidades práticas, colaborativas e empreendedoras essenciais para seu sucesso futuro.

Compartilhe nas Redes Sociais: