A Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR) realizou nesta quinta-feira (02), em parceria com a secretaria de Assistência Social de Colombo, o “Concilia Paraná”, um mutirão de orientação jurídica na área da família, para atender casos como divórcio, pensão alimentícia, guarda, dissolução de união estável, entre outros temas, desde que em comum acordo entre as partes.

A ação ocorreu de forma gratuita na Sede da Regional do Alto Maracanã e atendeu 219 pessoas na cidade de Colombo, com 86 conciliações e 47 encaminhamentos. As cidades de Almirante Tamandaré, Piraquara e Fazenda Rio Grande também foram atendidas pelo programa.

Elis Lazarotto, secretária de Assistência Social de Colombo, destacou a importância da ação para a população. “Nós já fazemos esse serviço de atendimento jurídico de assistência social aos colombenses, só no ano passado atendemos oito mil famílias”.

A primeira dama ainda ressalta a parceria entre a DPR-PR e o município. “Essa parceria fortalece nosso trabalho e amplia o atendimento da população que necessita desses atendimentos”.

De acordo com o prefeito Helder Lazarotto, o mutirão é mais uma ação de sucesso em parceria com o Governo do Paraná. “É uma ação de governo muito importante para os colombenses resolver suas situações na área da família gratuitamente e de forma amigável. Isso evita transtornos e custos para as famílias”.

Entre os colombenses presentes para aproveitar os serviços da DPR-PR estava a dona de casa, Naira dos Santos. Ela conta que faz dois meses que está tentando finalizar o processo do divórcio, mas que os processos são de valores altos e burocráticos. “Uma ação que ajuda quem precisa e não tem condições de pagar advogados”.

Outro morador beneficiado pelo “Concilia Paraná” foi o pedreiro Ari Ribeiro. Ele que está separado há 23 anos aproveitou o mutirão para realizar o divórcio e economizar. “É muito caro para fazer um divórcio, e aqui, além de resolver o assunto, não vou pagar nada”.

O mutirão marcou o retorno das atividades da DPR-PR em Colombo, que a partir de março vai contar com o atendimento permanente da defensoria na cidade, com a presença de dois defensores públicos destacados para atuação no município.

Matheus Cavalcanti Munhoz, coordenador de assessoria de projetos da especiais da DPR-PR, fez uma avaliação positiva sobre a adesão da população ao mutirão. “Nós estamos bem satisfeitos com os resultados que a gente observou. A população aderiu bastante ao “Concilia Paraná”. O programa é uma oportunidade para as pessoas de maneira gratuita e simples de resolver situações de família que estão se arrastando há anos”, finalizou.

O DPR-PR realizou o “Concilia Paraná” nesta quinta (02) em Colombo para para atender casos como divórcio, pensão alimentícia, guarda, dissolução de união estável, entre outros temas, desde que em comum acordo entre as partes

 

Compartilhe nas Redes Sociais: