O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta quinta-feira (19) o novo quartel do Corpo de Bombeiros em Colombo. A unidade vai abrigar a sede do 7º Grupamento da corporação, que atende administrativamente 14 municípios da Região Metropolitana. Operacionalmente, atenderá mais cinco cidades, além do município-sede: Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Quatro Barras, Tunas do Paraná e Adrianópolis.

Juntamente com a nova sede, o Corpo de Bombeiros também foi beneficiado com um reforço na sua frota. Durante a apresentação do quartel em Colombo, foram anunciadas a entrega de nove caminhonetes Mitsubishi L-200 e uma ambulância adquirida com recursos da própria corporação, somando um investimento de R$ 6 milhões. Além disso, dez caminhonetes Ford Ranger foram obtidas através de emendas parlamentares, totalizando esse mesmo investimento. Os novos caminhos serão utilizados em atividades de busca e salvamento.

Em relação à estrutura, o novo quartel possui uma área construída de 1,5 mil metros quadrados, com um custo de R$ 6,4 milhões, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O quartel inclui salas para os setores administrativos e operacionais, um ponto de atendimento ao público e uma academia de musculação, além de uma torre de salvamento.

Essa nova unidade estará preparada para atendimento de ocorrências de incêndio, busca, salvamento e operação de ambulâncias do Siate.

“É um dia de muita alegria para o nosso Corpo de Bombeiros, com a inauguração do terceiro novo quartel neste ano. Antes, inauguramos uma grande sede em Ivaiporã para atender à Região Centro-Norte e também o novo quartel de Foz do Iguaçu, o maior do Estado. Agora, inauguramos esse aqui de Colombo, que é o segundo maior do Paraná”, destacou o governador.

Ratinho Junior ressaltou o investimento do Estado não só em novos quartéis, mas também na contratação de mais 400 bombeiros e em equipamentos, desde que o comando da corporação tornou-se independente da Polícia Militar, no fim de 2022.

O prefeito de Colombo, Helder Lazarotto, ressaltou a importância da parceria entre o Governo do Estado e o município na realização dessa obra significativa.

O coronel Manoel Vasco de Figueiredo Júnior, comandante do Corpo de Bombeiros, enfatizou a apresentação do segundo maior quartel da corporação em um município de grande importância, Colombo, melhorando ainda mais os serviços à comunidade e permitindo o tempo de resposta às ocorrências, em comemoração ao 111º aniversário do Corpo de Bombeiros.

O secretário estadual de Segurança Pública, coronel Hudson Teixeira, explica que a nova unidade vai atender o aumento da demanda da Grande Curitiba. “O novo quartel vai aumentar a qualidade do serviço prestado pelo Corpo de Bombeiros”.

Compartilhe nas Redes Sociais: