Colombo foi escolhido, junto com outros 44 municípios do Paraná, para participar dos cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos pelo Senai-PR em colaboração com o Governo Estadual. O acordo para acompanhar o projeto das Carretas do Conhecimento foi assinado na última segunda-feira (24). A edição de 2023 em Colombo está agendada para acontecer entre os dias 21 de agosto e 5 de setembro.

O vice-prefeito de Colombo, Prof. Alcione, que representou o município, afirmou que esse projeto representa uma parceria com o governo do estado, bem como com os parceiros Senai e Fundação Grupo Volkswagen.

“O objetivo é disponibilizar cursos de extensão gratuitamente para capacitar pessoas que buscam ingressar no mercado de trabalho formal, ajudando-as na transição de carreira e na inserção em novas atividades profissionais. Também é uma oportunidade para aqueles que desejam desenvolver atividades motivacionais por meio do empreendedorismo em Colombo”, disse.

O projeto Carretas do Conhecimento é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR), com o Senai-PR e a Volkswagen. O documento, no valor de R$ 2,2 milhões a ser investido no projeto, foi assinado no dia 17 pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Escolas móveis serão disponibilizadas em 49 localidades no Paraná. É uma das mais importantes ações de aperfeiçoamento de mão de obra em andamento no Estado. As primeiras turmas já estão completas e em andamento desde o dia 19 de abril em quatro cidades: Siqueira Campos (Manutenção de Motocicletas), Itambaracá (Panificação), São Jorge do Patrocínio (Instalações Elétricas), e Piraquara – Unidade Prisional (Confecção).

Diferente das versões anteriores, a edição de 2023 terá dois cursos diferentes por modalidades, permitindo a um mesmo aluno aprender mais sobre um tema, aproveitando a estrutura de uma única carreta.

Desde 2019, o projeto levou qualificação profissional em unidades móveis (carretas com equipamentos adequados para cursos profissionalizantes) para mais de 200 localidades atendidas com a oferta de 10 mil vagas.

Os cursos são gratuitos, têm carga horária de 80 horas, com turmas de 16 a 20 alunos. As aulas são ministradas em dois turnos (tarde e noite). Ao completar a grade e carga horária, o estudante recebe um certificado.

Para este ano, serão oferecidas 10 modalidades de cursos profissionalizantes: Soldagem, Confecção, Inovação e Criatividade, Informática, Instalações Elétricas, Manutenção de Motocicletas, Mecânica Automotiva, Mecânica Industrial, Panificação e Refrigeração.

Compartilhe nas Redes Sociais: