O crescimento exponencial que Colombo teve entre as décadas de 70 e 80 teve papel fundamental na formação da cidade em que vivemos atualmente, nos colocando entre os maiores municípios do Estado. Entretanto, esse aumento populacional desenfreado pode ter sido determinante para uma defasagem em diversos aspectos. Segundo dados do último censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a renda média dos trabalhadores formais era de 2,5 salários mínimos, deixando Colombo apenas na 35ª colocação em todo o Paraná e em 12º de 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Já o PIB (Produto Interno Bruto) per capita é de apenas R$ 21.682, o que coloca Colombo em 319º, de um ranking com um total de 399 cidades paranaenses. Além disso, apesar da taxa de escolarização de pouco mais de 96%, Colombo fica bem atrás de outros municípios neste quesito, ficando apenas na 16ª posição entre as cidades da RMC.  

Neste ano de 2020 era para um novo censo ter sido realizado e, possivelmente, os números de Colombo talvez estivessem melhores, mas é inegável que nossa cidade está alguns passos atrás de alguns vizinhos metropolitanos. Politicamente, o município entrou em 2021 sob nova gestão, que teve como uma de suas bandeiras de campanha a modernização da gestão e de processos, e acredita em alguns pilares para que o pleno desenvolvimento da cidade aconteça. Entre eles, o turismo e a capacitação profissional são considerados pontos primordiais para o avanço de Colombo.  

Empregabilidade 

Uma das grandes demandas da população, em especial em um momento de crise como o que vivemos atualmente, é a geração de empregos. No entendimento da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Colombo possui capacidade de gerar mais empregos, mas não o faz por falta de investimentos direcionados à população. Com isso, milhares de pessoas se deslocam diariamente de Colombo para Curitiba – ou para outras cidades da RMC para trabalhar, e empresas e indústrias locais precisam buscar mão de obra qualificada fora da cidade. “A gente entende que hoje, tirando a Saúde, que é o principal foco da população, logo atrás vem o emprego, a oportunidade de trabalho e a recuperação de renda. Dentro dessa ótica estamos correndo o mais rápido possível para poder ofertar à população algo para que essa recuperação econômica seja o mais rápido possível”, afirmou o diretor executivo da Secretaria, José Luiz Nogueira Binotto

De acordo com o dirigente, a pasta está buscando parcerias para possibilitar a devida qualificação aos profissionais locais. “Já tivemos algumas reuniões, como com o vice-governador Darci Piana na última semana, que está nos apoiando e ajudando muito em relação às parcerias com entidades como o Sebrae, Sesc, Senac, Fiep, entre outros órgãos estaduais. Tivemos uma reunião com toda estrutura do Sebrae já, buscando parcerias que visam a capacitação dos profissionais do mercado de Colombo”, disse. 

Para efetivar esse projeto de qualificação, o poder público está realizando um estudo da situação da indústria, do comércio e do segmento de serviços para entender a real demanda desses setores. “O que a gente já identificou nesse começo de trabalho é que nós temos muita oportunidade. O que precisamos é melhorar a qualificação do profissional. Deixar o profissional que vive aqui em Colombo melhor preparado. Posto isso, estamos indo atrás de qualificação através de cursos profissionalizantes. Vamos mapear junto ao Sebrae o mercado colombense. Já marcamos uma reunião com a Associação Comercial do Paraná, que vai trazer para nós uma informação bem ampla da área de comércio e serviço de Colombo, para que a gente possa imediatamente identificar quais são as maiores atividades existentes e a maior necessidade que o mercado tem em termos de mão de obra, para que possamos direcionar a qualificação adequada”, detalha Binotto. 

Agência do Trabalhador 

Dentro do objetivo de ampliar a geração de empregos, o trabalho da Agência do Trabalhador se torna fundamental. Em 2020, o Estado do Paraná esteve entre os maiores empregadores do país, sendo que boa parte destas vagas ocupadas foram intermediadas pelas agências espalhadas pelas cidades paranaenses. Colombo, inclusive, chegou a figurar em alguns meses entre as dez cidades paranaenses que mais geraram empregos. “A função da Agência do Trabalhador é fundamental. Colocamos aqui como prioridade zero dentro da nossa secretaria. Lógico, temos também o turismo, que há um projeto muito grande sendo desenvolvido pelo Nelson Goulart, nosso diretor de Turismo, que é uma área que precisa ser muito bem trabalhada, mas a Agência do Trabalhador é onde estamos concentrando maior esforço para que a gente possa a curto prazo deixar a unidade extremamente qualificada tanto para a oferta de vagas quanto para a conversão. Percebemos que temos uma quantidade grande de vagas sendo ofertadas, mas não estamos conseguindo converter, em função daquilo que já comentamos, na dificuldade do profissional ter a qualificação demandada pelo empresário. Temos que fazer com que o empresário encontre a mão de obra aqui, e que essa mão de obra fique no município. Economicamente, você faz um ciclo em que o dinheiro fica circulando dentro do município, proporcionando a retenção do profissional e da economia”, explica Binotto.  

Atualmente, é possível acessar alguns serviços da Agência do Trabalhador e da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho como um todo através do site da Prefeitura (colombo.pr.gov.br). “Estamos trabalhando junto com a TI da Prefeitura para que a gente possa também abrir um canal para que o profissional possa cadastrar seu currículo e possa fazer parte de um banco de dados”. Também há postos físicos de atendimento. No Guaraituba (Estrada da Ribeira, 55), em frente ao terminal de ônibus, está localizado o Sine; e na Sede, no prédio onde está localizada a Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, há um ponto de apoio da Agência. “Também estamos retomando os trabalhos na Regional do Osasco/Roça Grande, onde iremos disponibilizar os serviços da Agência do Trabalhador”, explicou.  

Foco no Turismo 

Ainda no âmbito da geração de emprego e de renda dentro do município, a nova gestão municipal acredita no uso do Turismo para atingir os objetivos de desenvolvimento da cidade. O secretário Plínio Toniolo Schmidt destaca o potencial turístico de Colombo e já revela alguns projetos que a pasta planeja para o futuro. “A gente vê um potencial muito grande no turismo. Temos belezas naturais, vinícolas, propriedades rurais, locais de colhe e pague, entre outros. Vamos dar uma prioridade em restabelecer muita coisa que também já teve em Colombo. O que a gente observou nesse início de trabalho é que o Turismo estava praticamente sem projetos. O único que existia estava parado em razão da pandemia, mas que já estamos retomando junto à Secretaria de Obras e Viação. Agora, vamos dar uma ênfase muito grande no Turismo, já iniciando pela reinauguração da Gruta do Bacaetava. Temos bastante ações planejadas voltadas ao Turismo, como por exemplo, a busca pela legalização do acesso ao Morro da Cruz, junto ao proprietário do terreno, e a partir disso conseguirmos criar um acesso legal, pavimentado, porque hoje é praticamente impossível chegar até lá. Também estamos pensando na revitalização de ruas da região, como a Orlando Ceccon, com a criação de ciclovias, incentivando bastante o cicloturismo; e a criação de um aplicativo para que as pessoas possam ter acesso a roteiros. Vamos criar bastante informativos através do site do Turismo”, detalhou Plínio. 

Assim como para a criação de vagas de emprego, a secretaria também está buscando parcerias para a execução de ações no turismo. “Estivemos recentemente com o presidente da Paraná Turismo, que veio nos dar um apoio colocando à disposição o que eles têm em estrutura, porque eles também veem o turismo com um potencial econômico muito grande para o Estado do Paraná”, completou. 

Morador da área rural e empresário bem sucedido no ramo de autopeças, Plínio pretende usar a experiência obtida em sua trajetória para alavancar os setores que agora está à frente como secretário. “É bastante gratificante podermos estar fazendo alguma coisa por essa população, por essa Colombo que a gente gosta tanto. Eu nasci e cresci aqui na área rural e lá atrás a gente já via o potencial turístico disso. E com relação à parte de Indústria, Comércio e Trabalho, precisamos reestruturar essa cadeia. Vamos tentar resgatar a população, trazendo cursos profissionalizantes, pegando também o jovem, que hoje não tem a oportunidade de participar de uma qualificação pensando no futuro”, finalizou. 

Compartilhe nas Redes Sociais: