Com informações da Agência Brasil e AEN

Nos últimos quinze anos, o Brasil tem registrado um aumento alarmante no número de ataques a escolas por alunos ou ex-alunos. O primeiro episódio foi registrado em 2002 e desde então, foram listadas 22 ocorrências, sendo que em uma ocasião o ataque envolveu duas escolas. Os dados são de um mapeamento realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O mais recente caso ocorreu em Blumenau, Santa Catarina, quando um homem de 25 anos invadiu uma creche e tirou a vida de quatro crianças. As investigações preliminares não apontaram nenhum vínculo do agressor com a instituição. Poucos dias antes, um aluno de 13 anos cometeu um ataque na Escola Estadual Thomazia Montoro, em São Paulo, causando uma morte e deixando cinco pessoas feridas.

Nos últimos anos, outros episódios similares também tiveram grande repercussão no país, como os registrados em Aracruz (ES) no ano passado e em Suzano (SP) em 2019. Ao todo, 30 pessoas morreram, sendo 23 estudantes, cinco professores e dois funcionários das escolas.

No último domingo (09), a Polícia Civil do Paraná cumpriu mandado de busca e apreensão na residência de um adolescente suspeito de ameaçar um ataque na Escola Estadual Julia Cavassin, no Roça Grande, em Colombo. O menor, de 14 anos, realizava as ameaças pelo Instagram e tinha um suposto ataque programado para segunda-feira (10). Segundo as investigações, o jovem exibia fotos de arma de fogo e criou uma página intitulada “MASSACRE SE PREPARE JULIA CAVASSIN”. O mandado de busca e apreensão foi expedido em menos de 24 horas pelo delegado Felipe Boffo.

Na residência, foram apreendidos os aparelhos celulares do adolescente, além de um simulacro utilizado nas publicações. O menor foi ouvido na delegacia junto com seu pai e o vice-diretor da escola.

Diante dessa preocupação crescente, a prefeitura de Colombo por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Comissão de Segurança Pública e Defesa do Cidadão anunciou medidas de prevenção para aumentar a segurança nas escolas e CMEIs do município.

Governo Federal – Após os ataques violentos em escolas, o governo federal anunciou no dia 5 de abril um grupo para sugerir propostas que aumentem a segurança nesses locais. Os integrantes são representantes de ministérios e vão ter 90 dias para apresentar as ações.

Algumas ações já foram anunciadas em caráter emergencial. O ministro da Justiça, Flavio Dino, disse que o governo federal vai ajudar a fortalecer o trabalho de rondas nas escolas.

O ministro cobrou ainda monitoramento ativo das plataformas em relação a ameaças. As plataformas serão notificadas formalmente nesta semana sobre os perfis e conteúdos suspeitos identificados pela pasta da Justiça em conjunto com as polícias dos estados.

Quem descumprir a notificação poderá sofrer sanções, como ser alvo de investigação da Polícia Federal e de medidas determinadas pelos ministérios públicos.

Outra ação anunciada pelo governo é a criação de um grupo emergencial dentro do Ministério da Justiça de monitoramento da chamada deep web, uma camada da internet em que crimes são organizados de forma anônima.

“Estamos vendo pânico sendo instalado no seio das escolas e das famílias e não identificamos ainda a proporcionalidade de reação das plataformas com essa epidemia de violência que ameaçam nossas escolas nesse momento”, disse em entrevista à imprensa. “Deixei claro na reunião que, se a notificação não for atendida, vamos tomar as providências policiais e judiciais contra as plataformas. Obviamente, não desejamos isso. Desejamos que as plataformas nos ajudem.”

O ministro se reuniu com representantes das empresas Meta, Kwai, Tik tok, Twitter, YouTube, Google e WhatsApp para debater ações de prevenção à violência nas escolas e evitar ataques como o ocorrido em uma creche em Blumenau, Santa Catarina, na semana passada, que levou à morte de quatro crianças e deixou várias feridas.

Por enquanto, vão fazer parte do grupo de combate à violência nas escolas representantes dos ministérios da Educação, da Justiça, dos Direitos Humanos e da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Paraná – Em entrevista no último dia 5 de abril, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, enfatizou a importância da autoridade de responsáveis na vida dos jovens. Ele alertou que a falta de limites e disciplina pode prejudicar o desenvolvimento deles, e que é necessário que pais e professores exerçam a autoridade de forma consciente e responsável. “Estamos criando uma geração de jovens que não têm limites e disciplina”, disse.

Além disso, o governador falou sobre a segurança das escolas paranaenses, destacando que desde seu primeiro mandato, policiais militares aposentados têm sido responsáveis pela segurança de alunos dentro das escolas. Ele afirmou que a presença desses profissionais tem sido essencial para prevenir casos de violência e garantir a integridade física e emocional dos estudantes.

Para complementar o reforço na segurança, o governo do Paraná iniciou o projeto Olho Vivo, que começou em Curitiba e tem como objetivo instalar câmeras externas para monitorar qualquer movimentação estranha nas escolas. O projeto está em fase de expansão para todo o estado e espera-se que traga ainda mais tranquilidade para a comunidade escolar.

Secretário de Educação de Colombo detalha as medidas de segurança para as escolas do município. (Foto: Prefeitura de Colombo)

Ações de Colombo -Na última quinta-feira (06), o vice-prefeito e secretário Municipal de Educação de Colombo, Professor Alcione, e o Comandante do 22º Batalhão da Polícia Militar, Coronel Itacir Alves Pereira, realizaram uma reunião para discutir a segurança nas escolas do município.

O encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Educação e contou com a participação de outros representantes da Polícia Militar. O objetivo principal foi discutir estratégias para garantir a segurança dos estudantes, professores e funcionários dentro das escolas.

Durante a reunião, o Professor Alcione informou que a Prefeitura de Colombo deu início à instalação de câmeras de segurança nas escolas e CMEIs do município. Além disso, foram discutidas outras medidas, como a instalação de câmeras em pontos estratégicos fora das escolas e a criação de grupos de WhatsApp entre a direção das escolas e a Polícia Militar, para compartilhamento de informações sobre situações de risco de forma rápida e eficaz.

Ao final da reunião, ficou acertado que um grupo de trabalho será formado para implementar as medidas discutidas.

“Esse é um importante passo para garantir a segurança nas escolas de Colombo e reforçar o compromisso das autoridades com a educação e o bem-estar dos estudantes”, reforçou o Secretário Municipal de Educação, Professor Alcione.

Entrevista – O jornal de Colombo conversou com o secretário de Educação, Professor Alcione, que detalhou as medidas de segurança para as escolas municipais.

JC: Quais as medidas foram tomadas para garantir a segurança das crianças e profissionais nas escolas de Colombo?

Prof. Alcione: Realizamos uma série de providências, incluindo reunião com a Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal para elaboração e execução de estratégias de segurança, formação de equipe de inteligência para monitorar e coibir ações de violência e fake news, contratação emergencial de patrulha escolar com início nos próximos dias, canal aberto das unidades escolares com a Guarda Municipal, implantação de sistema de câmeras e monitoramento com a empresa Intersept de segurança, orientação quanto ao acolhimento e saída dos crianças/alunos, atenção e instrução quanto a entrada de pessoas na unidade e acalentar as famílias e semear a cultura da paz.

JC: Quando as medidas de patrulha escolar começarão a ser implementadas?

Prof. Alcione: A contratação emergencial de patrulha escolar terá início nos próximos dias, logo após a realização dos trâmites necessários.

JC: Como será o monitoramento por câmeras nas escolas?

Prof. Alcione: Será realizado por meio de um sistema de câmeras e monitoramento com a empresa Intersept de segurança, que foi contratada pela SEMED. As imagens serão monitoradas em tempo real por uma equipe de segurança, que atuará em conjunto com a Guarda Municipal para garantir a segurança das escolas.

JC: Como será o canal aberto entre as unidades escolares e a Guarda Municipal?

Prof. Alcione: O canal aberto permitirá que as unidades escolares entrem em contato com a Guarda Municipal em caso de necessidade, facilitando a resolução de problemas e garantindo a segurança dos alunos e profissionais.

JC: Qual é a mensagem que a SEMED gostaria de transmitir às famílias e profissionais da comunidade escolar?

Prof. Alcione: Queremos acalentar as famílias e semear a cultura da paz. A SEMED está empenhada em garantir a segurança e bem-estar de todas as crianças e profissionais da comunidade escolar de Colombo. Estamos trabalhando incansavelmente para implementar medidas que coíbam a violência e a disseminação de fake news, bem como para fortalecer a segurança nas escolas.

JC: Secretário, quais são as suas considerações finais?

Prof. Alcione: É sempre importante reconhecer o trabalho de pessoas que se dedicam à segurança pública e à proteção da comunidade. Agradeço ao Tenente Coronel Itacir Pereira, Delegado Dr. Herculano de Abreu e ao Comandante da Guarda Municipal, Thiago Skau, pelo comprometimento e dedicação em tornar Colombo um lugar mais seguro para todos.

Compartilhe nas Redes Sociais: