O Balé Teatro Guaíra inicia nesta sexta-feira, 23, oficinas virtuais abertas para profissionais e estudantes de dança. A atividade é gratuita e os interessados devem acessar o link da transmissão pela plataforma Zoom. As aulas acontecem às sextas-feiras, a partir das 13 horas, para até 100 pessoas. Não é necessário fazer inscrição prévia. 

A ação é uma parceria do Governo do Estado, via Secretaria da Comunicação Social e da Cultura, Centro Cultural Teatro Guaíra e PalcoParaná. O projeto “Aulas como Unidade e Cooperação” é uma ideia dos próprios bailarinos, que realizaram em 2020 aulas abertas para todo o Estado. “Esse projeto tem o objetivo de trocar experiências e criar novas conexões. O bailarino proponente irá compartilhar a sua vivência pessoal durante a aula, criando estímulos para que cada um possa descobrir e experimentar a arte sobre novos olhares e caminhos. No final de cada aula acontecerá um pequeno bate-papo para trocar curiosidades, perguntas, sensações”, afirma a coordenadora da iniciativa em 2021, a bailarina Juliana Rodrigues.

No ano passado, as atividades com maior adesão do público foram as oficinas e aulas virtuais, que tiveram a participação de cerca de 10 mil pessoas. Em abril de 2020, começaram as aulas virtuais abertas à comunidade da dança em geral, além de oficinas com coreógrafos renomados. Em julho, um programa mais amplo ofertou oficinas virtuais de dança para crianças, jovens e melhor idade, de 30 municípios de todo o Paraná. 

Dancep 

Quem também tem oferecido aulas gratuitas de dança é o Dancep – Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná, que para celebrar os 10 anos de existência, está com inscrições abertas para aulas de dança on-line, via Google Meet. As modalidades ofertadas são balé, jazz, dança contemporânea, força e alongamento, videodança e consciência.

As aulas acontecem até o fim do ano letivo, são gratuitas e abertas a pessoas com idade a partir de 12 anos, de todo o Brasil, sem necessidade de experiência prévia em dança. Há modalidades disponíveis das 9h às 22h, e o participante pode optar por aulas que acontecem terça e quinta, quarta e sexta ou apenas aos sábados. No site do Dancep é possível conferir a grade com os horários de cada aula, além dos links para participar. “É importante, mesmo durante esse período de distanciamento, a gente não deixar de se mover e de pensar o próprio corpo”, disse o professor Fernando Nascimento, criador e coordenador do Dancep.

Criado em 2011, o grupo de dança é composto por estudantes de escolas públicas de Curitiba e da Região Metropolitana e já apresentou trabalhos artísticos em cidades do Paraná, em outros estados brasileiros e até no Exterior, em países como Espanha, Portugal e Argentina.

Compartilhe nas Redes Sociais: