Eleição ocorre após renúncia de Vagner Brandão devido à decisão do STF que impede reeleições consecutivas

 

Os vereadores de Colombo realizam, nesta terça-feira (18), a eleição para escolher o novo presidente da Câmara Municipal. A decisão ocorre após a renúncia do então presidente, Vagner Brandão, no último dia 7, em cumprimento a uma interpretação do Supremo Tribunal Federal (STF) que proíbe a reeleição para um terceiro mandato consecutivo.

Na segunda-feira (10), os 15 vereadores enviaram um ofício ao presidente interino da Casa, José Aparecido (PSD), conhecido como Ratinho de Colombo, solicitando uma sessão extraordinária para a escolha do novo presidente.

CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA

Três vereadores disputam a vaga para presidir a Câmara Municipal de Colombo no biênio 2025-2026:

  • José Aparecido Gotardo (Ratinho) – PSD
  • Joel Bueno da Rocha (Joel Bueno) – PSD
  • José Olívio da Arcie (Zé Arcie) – PL

A votação está marcada para as 16 horas e será transmitida ao vivo pelo canal oficial da Câmara no YouTube.

MOTIVOS DA RENÚNCIA

Vagner Brandão, conhecido como Vagner da Viação, explicou em nota oficial os motivos que o levaram a deixar a presidência:
“Protocolei minha renúncia à presidência da Mesa Diretiva da Câmara Municipal de Colombo, motivada pelo entendimento do Ministro Gilmar Mendes, que impede presidentes reeleitos de continuar no cargo por mais dois anos, aplicável a todas as câmaras municipais do Brasil.”

A decisão foi tomada após uma ação popular contestar sua permanência no cargo pela quinta vez consecutiva (2017-2025). O juiz César Augusto Bochnia determinou que a reeleição sucessiva de Brandão feria a decisão do STF, que estabelece limites para reconduções seguidas na presidência das câmaras municipais.

Apesar de deixar a presidência, Brandão reafirmou seu compromisso como vereador e disse que seguirá atuando para representar os interesses da população de Colombo.

Compartilhe nas Redes Sociais: