Categories: Estadual

Venda de pinhão está liberada a partir desta quarta-feira

A partir desta quarta-feira, 1º de abril, está liberada a venda do pinhão, a principal iguaria alimentar do inverno paranaense. A liberação, emitida pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, permite a colheita, venda, transporte e armazenamento do pinhão. A recomendação, no entanto, é de que a semente seja colhida de pinhas que já caíram, uma garantia maior de maturação.

As normas e instruções estabelecidas na Portaria IAP nº 046/2015 não buscam apenas a manutenção da qualidade do produto final, mas essencialmente a proteção da reprodução da araucária, árvore símbolo do estado e que está ameaçada de extinção. “Quando o pinhão cai ao chão é uma oportunidade para animais, como a cutia, ajudarem a semear em outros lugares, garantindo a reprodução da araucária”, diz o gerente de Monitoramento e Fiscalização do IAT, Alvaro Cesar de Góes.

O IAT explica que a semente da araucária passa por um processo de quatro anos para completar seu amadurecimento. As pinhas maduras desprendem dos galhos geralmente entre os meses de abril a agosto e quando arrebentam esparramam as sementes do seu interior. “Além de servir de alimento para a fauna local, o hábito de  comer pinhão foi herdado de algumas tribos indígenas, sendo agora produto tradicional nas festas juninas e também utilizadas em várias receitas”, completa.

Ainda que a colheita do pinhão esteja permitida, é proibido o consumo e venda do pinhão verde. As pinhas imaturas apresentam casca esbranquiçada e alto teor de umidade. e pode prejudicar a saúde, se consumido, causando problemas como a má digestão, náuseas e até episódios de constipação intestinal. 

Outra questão proibida é a venda do pinhão trazido de outros estados. Denúncias sobre a venda irregular de pinhão e demais infrações ambientais, podem ser feitas no link Fale Conosco, no site do órgão, pelo telefone do IAT Curitiba: (41) 3213-3700 ou regionais do IAT e Polícia Ambiental.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Share
Published by
Redação JC

Recent Posts

POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM COLOMBO

Em uma operação conjunta realizada pela Polícia Civil da Delegacia do Alto Maracanã, em Colombo,…

4 dias ago

GOVERNADOR ENTREGA 225 NOVAS VIATURAS E 1,4 MIL COLETES BALÍSTICOS À POLÍCIA PENAL DO PARANÁ

Nesta segunda-feira, 22 de abril, o Governador Carlos Massa Ratinho Junior conduziu uma cerimônia no…

5 dias ago

UNIDADE DE SAÚDE DO GUARAITUBA É DESIGNADA COMO UNIDADE SENTINELA, NO COMBATE CONTRA A DENGUE

A Prefeitura de Colombo, através da Secretaria de Saúde, está adotando medidas proativas para combater…

5 dias ago

GOVERNO DO ESTADO INSTITUI CÓDIGO DE DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER PARANAENSE

As mulheres no Paraná têm agora um instrumento legal abrangente para a proteção de seus…

1 semana ago

COLOMBO SUB 17 FEMININO ARRASA EM SUA ESTREIA NO CAMPEONATO PARANAENSE

  No último fim de semana, o Ginásio do Rio Verde testemunhou não apenas jogos…

1 semana ago