Cultura em tempos de pandemia - Jornal de Colombo

Cultura em tempos de pandemia

No ano de 2020, o mundo precisou se adaptar a uma nova realidade. A pandemia causada pelo COVID-19 impôs um estado de quarentena e, por isso, várias atividades presenciais foram interrompidas para evitar o risco de uma maior contaminação.  Com a cultura não foi diferente, salas de cinemas, teatros, museus, entre outros locais foram fechados

No ano de 2020, o mundo precisou se adaptar a uma nova realidade. A pandemia causada pelo COVID-19 impôs um estado de quarentena e, por isso, várias atividades presenciais foram interrompidas para evitar o risco de uma maior contaminação. 

Com a cultura não foi diferente, salas de cinemas, teatros, museus, entre outros locais foram fechados para evitar aglomerações, assim, novas formas de trazer entretenimento ao público precisaram ser inventadas. 

Artistas começaram a fazer lives, festivais de cinema e música em formato virtual. Com o isolamento social manter o entretenimento também é uma forma de cuidar da saúde mental. Para estimular a participação das pessoas, muitos eventos estão sendo realizados de forma gratuita ou com preços mais acessíveis. 

Especialistas afirmam que manter o lazer na rotina também faz parte da qualidade de vida. A Organização Mundial da Saúde (OMS)alerta para a necessidade de atividades que façam com que as pessoas descansem a mente e desviem o foco da pandemia, principalmente pelo constante número de notícias sobre a doença. A OMS aindadivulgou que ouve um aumento significativo de depressão e ansiedade. 

A cultura está se reinventando nesse período e, de certa forma, atingindo um número maior de pessoas. Museus estão promovendo exposições online, festivais de cinema regionais agora podem ser acessados por pessoas de várias outras regiões e artistas independentes precisaram pensar em formas criativas para continuarem desenvolvendo o seu trabalho, dando a oportunidade ao público de conhecer melhor a cultura da sua cidade ou estado. 

Claro, não estamos vivendo em um cenário ideal, principalmente pelas condições do mercado de trabalho e financeiro. Mas é preciso pensar na cultura como uma aliada nesse isolamento social. 

Posts