Querido leitor, você conhece ou sabe sobre a importância e atuação do terceiro setor no nosso país?
Muito escutamos sobre primeiro, segundo e terceiro setor no Brasil. O primeiro deles é formado pelo Estado, o segundo pelas empresas privadas e o terceiro pelas instituições sem fins lucrativos que atuam na prestação de serviços públicos para a sociedade. Cada um tem a sua função, relevância e área de atuação.
Uma vez que o Estado não consegue amparar todas as carências da população, associado à má distribuição de renda, fome, cuidado ao meio ambiente, desemprego, falta de acesso à saúde de qualidade e educação, todas essas dificuldades desencadeiam inúmeros problemas sociais, principalmente para a população com menos renda. É aí que começa o trabalho do terceiro setor.
As instituições do terceiro setor prestam um serviço social voluntário e que complementam, e muito, a atuação do Estado. Algumas organizações sem fins lucrativos têm como objetivo oferecer educação de qualidade para quem não consegue pagar. Outras atuam na capacitação de crianças e jovens em risco social e vulnerabilidade para terem acesso ao mercado de trabalho e primeiro emprego. Existe ainda as instituições/iniciativas que realizam trabalho no contra turno escolar para ampliar o acesso à prática de esportes. Mas as maiores instituições, que englobam o principal grupo do Terceiro Setor, são as com foco na saúde da população.
A verdade é que nem as organizações sem fins lucrativos, nem o Estado conseguem atender todas as demandas sociais, mas a união dos três setores cria um tripé de excelência para diminuir a desigualdade social no Brasil e transformar a nossa realidade.
O terceiro setor é um espaço democrático para que iniciativas possam se organizar em prol de causas relevantes e que se encaixem no apoio à sociedade.
Um belo exemplo que acompanhamos atualmente foi toda a movimentação durante a pandemia que estamos vivendo.
Os brasileiros estiveram muito unidos em prol de uma causa conjunta nos últimos dois anos. Para termos uma ideia, entre março e dezembro de 2020, os brasileiros doaram mais de R$ 6,5 bilhões para auxiliar no combate à COVID e aos problemas sociais trazidos pela pandemia, como desemprego, fome e perda de renda, segundo dados de Doações, da Associação Brasileira dos Captadores de Recursos (ABCR).
Essa realidade deixa clara a importância e a força do terceiro setor e como a generosidade e solidariedade são tão presente na vida dos brasileiros. Podemos afirmar que milhares de vidas foram salvas da miséria e da fome, graças à atuação do terceiro setor em parceria com o Estado e empresas.
Com essa experiência, fica a reflexão e um enorme desafio de fomentar, trazer visibilidade, democratizar os recursos provenientes de doações e apoiar as organizações de diversas áreas e atuações, para que o terceiro setor amplie sua força, cada vez mais, e possa transformar a realidade social do nosso país, gerando assim uma mobilização social com constante crescimento
Lembre-se: o terceiro setor auxilia o Estado e a iniciativa privada em problemas sociais com propósito de gerar uma sociedade mais justa, com menos desigualdade social e foco em um amanhã mais próspero para todos. E você, já sabe como ajudar uma organização sem fins lucrativos? Conta pra gente! contato@valorcomproposito.com.br
Evento será realizado no dia 8 de dezembro, com programação para toda a família e…
A Black Friday pode ser uma grande oportunidade ou um risco para os negócios. Descubra…
O desejo de ouvir o Hino da Bandeira cantado por um coral de crianças …
Relatórios indicam queda no número de apreensões, atribuída a políticas mais rígidas de controle de…
Obras e equipamentos públicos transformam municípios da Região Metropolitana de Curitiba. O Governo do…
Edital da Seap e Deto oferece veículos recuperáveis e sucatas em leilão online com visitação…