Categories: Estadual

Vacinação da gripe inicia enquanto campanha contra o sarampo é prorrogada

Começa nesta segunda-feira, 23, a Campanha de Vacinação contra a Influenza 2020. Normalmente realizada em abril, a imunização foi adiantada por conta da pandemia do coronavírus e segue até o dia 22 de maio. No dia 9 de maio, acontece o Dia D de vacinação.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a antecipação da campanha busca reduzir o aumento de doenças respiratórias e a consequente sobrecarga do sistema de saúde. “A vacina contra a gripe não diminui o risco de contágio por coronavírus, mas o principal objetivo da imunização contra a gripe é reduzir as complicações, internações e, principalmente, a mortalidade decorrente das infecções causadas pela influenza”, explica o secretário da Saúde, Beto Preto. 

Na mesma linha, a campanha de vacinação contra o sarampo foi prorrogada e seguirá acontecendo paralelamente. “Seguimos orientação do Ministério da Saúde e agora a vacinação contra a doença será indiscriminada, para pessoas de 20 a 49 anos”, destaca o secretário Beto Preto.

Fases da campanha

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será em três fases, com grupos prioritários distintos. O primeiro grupo a receber vacina são os idosos, a partir de 60 anos e os profissionais da área da saúde. “A decisão é mais uma medida de proteção a esses públicos, em especial aos idosos, que dependendo da gravidade da doença respiratória podem apresentar riscos de complicações evoluindo, inclusive, para o óbito”, alerta Beto Preto.

A segunda fase inicia a partir do dia 16 de abril e abrangerá professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Já a terceira e última fase terá início no dia 9 de maio, abrangendo crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes; mulheres que tiveram parto recente (puérperas), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos, que neste ano também fazem parte do grupo prioritário.

Mortes

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou na quarta-feira, 18, uma atualização dos números da gripe de janeiro até agora. No Paraná foram registrados 378 casos notificados. Destes, 27 foram confirmados e cinco pessoas foram a óbito, todos por Influenza do tipo H1N1. Os casos de morte ocorreram em Cornélio Procópio (1), Ponta Grossa (2), Campo Largo (1) e Matinhos (1).

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

MARCHA PARA JESUS CONCENTRA MILHARES DE PESSOAS NO CENTRO DE CURITIBA

Uma multidão tomou às ruas de Curitiba, na manhã deste sábado (18), para celebrar a…

8 horas ago

COUTO PEREIRA RECEBE DOIS SHOWS DO BRUNO MARS EM TURNÊ PELO BRASIL

O cantor norte-americano, Bruno Mars deve se apresentar em Curitiba nos dias 31 de outubro…

12 horas ago

DISTRITO DE SHAN: O GOSTOSO “SANZI DOURADO”

O distrito de Shan, na Província de Shandong, tem uma comida tradicional listada como um…

1 dia ago

SEMENTES DE TOMATE DO DISTRITO DE SHAN DE SHANDONG VOLTAM DO ESPAÇO

"Essas sementes tinham sido levadas ao espaço! Podemos ver claramente que os tomates que voltaram…

2 dias ago

PARTICIPANTES DA AULA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO FEMININA PARA PAÍSES DO CINTURÃO E ROTA FREQUENTAM AULAS NO DISTRITO DE SHAN, EM SHANDONG

No Centro de Produtos Culturais na vila de Fugang no distrito de Shan, os estudantes…

2 dias ago

SOPA DE CARNEIRO NO DISTRITO DE SHAN TORNA-SE UMA INDÚSTRIA PRÓSPERA

O distrito de Shan, na Província de Shandong, é conhecido por suas cabras verdes na…

2 dias ago