As universidades estaduais paranaenses estão ofertando quase 9 mil vagas em diversos cursos de línguas para 2020, destinados à comunidade universitária e abertos à população. Os cursos abrangem idiomas como Inglês, Espanhol, Italiano, Francês, Alemão, Polonês e Japonês, além de português para estrangeiros.
Luis Paulo Gomes Mascarenhas, coordenador de Relações Internacionais da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, destaca os benefícios de um segundo idioma na vida profissional e acadêmica. “As instituições estaduais de ensino superior buscam oferecer uma formação mais ampla, maximizando as possibilidades de aprendizado dos universitários e oportunidades de participação em programas de intercâmbio internacional”.
Os processos seletivos e valores de inscrição e de mensalidades variam de acordo com a instituição. Para concorrer às vagas é recomendável que o candidato tenha o Ensino Fundamental completo e idade mínima de 14 anos. Os cursos são ofertados na modalidade presencial e contemplam iniciantes e também pessoas com conhecimentos intermediários e avançados. Os candidatos com algum conhecimento prévio podem fazer testes de nivelamento para enquadramento no nível mais apropriado à aprendizagem.
Os interessados podem buscar mais informações diretamente nas instituições. Estão incluídas na ação a UEL (Universidade Estadual de Londrina), a UEM (Universidade Estadual de Maringá), a UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), a Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), a Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) e a UNESPAR (Universidade Estadual do Paraná).