A Defesa Civil já havia emitido um alerta de ventos fortes nesta terça-feira, 30. A previsão se consolidou no final da tarde com um temporal que assustou moradores de toda a Região Metropolitana de Curitiba e de outras regiões do Estado. Segundo dados preliminares da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, atualizados às 18h, 385 casas foram danificadas e 1879 pessoas foram afetadas em treze cidades, sem contar a Capital. Em um boletim divulgado às 9h, a Defesa Civil informou que 30 municípios foram afetados e 3.127 pessoas atingidas. Os números serão atualizados conforme os municípios registrarem as ocorrências no sistema da Defesa Civil.

Os ventos tiveram velocidade entre 60 a 100 km/hora. Em Curitiba, os ventos atingiram 97 km/h, segundo o Simepar. Além dos estragos, o temporal deixou milhares de casas sem energia elétrica. Apenas em Curitiba, foram 193 mil unidades consumidoras, 30% dos clientes da Copel na cidade. Em todo o Estado, foram 1,2 milhões de unidades consumidoras sem energia. Grande parte da cidade de Colombo também ficou sem luz e diversas árvores e postes foram danificados. A árvore da imagem que ilustra esta matéria, por exemplo, fica na Rua Rio Araguaia, no Jardim Esmeralda.

A Copel informou que 400 equipes de serviços estão nas ruas desde as primeiras horas desta quarta-feira, 1º de julho, para atendimento das ocorrências, com o reforço de 143 turmas de manutenção e construção de redes. Ao todo, são mais de 1.000 eletricistas em campo.

Compartilhe nas Redes Sociais: