Categories: Estadual

TCE orienta e alerta gestores sobre licitações

O momento de calamidade pública vivido em nossa sociedade fez com que as centenas de municípios de nosso estado tivessem que realizar mais investimentos e realocar recursos para o combate à pandemia da Covid-19. O Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) alerta, no entanto, a necessidade de não se desperdiçar recursos. “Temos consciência que a situação é grave, porém passageira. Não se espera que uma solução dada ao momento crítico, que certamente passará, resulte em desperdício de recursos públicos, o que prolongaria a crise por tempo superior ao necessário”, disse o presidente do órgão, conselheiro Nestor Baptista. “Sem desconsiderar que os processos de compra poderão seguir condições especiais, devido ao fato de que a calamidade traz consigo o aumento das necessidades públicas, sendo parte delas de atendimento emergencial”, completou. 

A entidade também disponibiliza aos gestores municipais de forma on-line, através da Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, a palestra Medidas Municipais para a Contenção da Covid-19. Nela, estão orientações em relação aos procedimentos licitatórios destinados à compra de insumos e contratação de serviços para o enfrentamento da doença e às aquisições rotineiras da administração pública.

Embora a Lei Federal nº 13.979/2020, do último dia 6 de fevereiro, alterada em 20 de março pela Medida Provisória nº 926, tenha permitido a realização de pregões presenciais com procedimentos abreviados, ainda que restrita à aquisição de bens, serviços e insumos destinados ao enfrentamento da pandemia, o órgão estadual orienta a realização de pregões eletrônicos. “A modalidade é a mais indicada para assegurar, além da ampla competitividade, a redução de custos aos participantes, a impessoalidade, a transparência e a segurança dos certames”, afirma a entidade, que destaca que a não realização de pregão presencial contribui também com o enfrentamento ao coronavírus, reduzindo a possibilidade de contágio, além de facilitar o processo devido às restrições de acesso causadas pela atual situação emergencial. “Sabemos que grande parte dos municípios e dos fornecedores ainda não adotou as medidas necessárias para se adaptar ao pregão eletrônico. Todavia, a situação calamitosa atual, a universalidade do acesso à internet e o advento do Decreto Federal 10.024/19 sinalizam que se trata de uma ideia cujo tempo chegou”, afirmou o coordenador-geral de Fiscalização do TCE-PR, Rafael Ayres.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Share
Published by
Redação JC

Recent Posts

POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM COLOMBO

Em uma operação conjunta realizada pela Polícia Civil da Delegacia do Alto Maracanã, em Colombo,…

4 dias ago

GOVERNADOR ENTREGA 225 NOVAS VIATURAS E 1,4 MIL COLETES BALÍSTICOS À POLÍCIA PENAL DO PARANÁ

Nesta segunda-feira, 22 de abril, o Governador Carlos Massa Ratinho Junior conduziu uma cerimônia no…

5 dias ago

UNIDADE DE SAÚDE DO GUARAITUBA É DESIGNADA COMO UNIDADE SENTINELA, NO COMBATE CONTRA A DENGUE

A Prefeitura de Colombo, através da Secretaria de Saúde, está adotando medidas proativas para combater…

5 dias ago

GOVERNO DO ESTADO INSTITUI CÓDIGO DE DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER PARANAENSE

As mulheres no Paraná têm agora um instrumento legal abrangente para a proteção de seus…

1 semana ago

COLOMBO SUB 17 FEMININO ARRASA EM SUA ESTREIA NO CAMPEONATO PARANAENSE

  No último fim de semana, o Ginásio do Rio Verde testemunhou não apenas jogos…

1 semana ago