Categories: Cultura

Solar do Barão recebe nova iluminação

Nesta segunda-feira, 22, foi inaugurado pelo prefeito Rafael Greca, o novo sistema de iluminação cênica do Solar do Barão, localizado na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, no Centro Histórico de Curitiba. Foram colocados 35 projetores de LED na fachada do prédio projetado em 1880 pelos construtores italianos Angelo Vendramin e Batista Casagrande para ser a residência de Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul.  “O Solar do Barão é um exemplar extraordinário da arquitetura neoclássica no Brasil. O palacete foi totalmente revitalizado dentro do programa Rosto da Cidade e agora ganhou também iluminação cênica para somar com o Cine Passeio, o Passeio Público, o Teatro Novelas Curitibanas, a Cinemateca de Curitiba nas atrações dessa rua tão importante do Centro Histórico, que é a Presidente Carlos Cavalcanti”, disse Greca. 

A partir de 1980, o Solar do Barão se tornou um complexo cultural e hoje reúne unidades da Fundação Cultural de Curitiba relacionadas às artes gráficas, como o Museu da Fotografia, o Museu da Gravura e a Gibiteca. O espaço ainda possui salas de exposições, a Loja da Gravura, o Centro de Documentação e Pesquisa Guido Viaro, uma biblioteca especializada em artes, e a Sala Scabi, um auditório destinado a apresentações e discussões culturais.

Com investimento de aproximadamente R$ 58 mil, os serviços no Solar do Barão foram coordenados pelo Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas. Desde o início da gestão Rafael Greca, em 2017, outros 43 monumentos curitibanos receberam sistemas de iluminação cênica. “Como exemplo, cito o Teatro Paiol, o painel do Poty Lazzaroto na Travessa Nestor de Castro, a Catedral Basílica de Curitiba. Marcas da nossa cidade que ganharam mais luz para serem ainda mais valorizadas”, disse Rodrigo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas. 

Além do Solar do Rosário, o Departamento de Iluminação também implantou nestes seis primeiros meses de 2020 projetores de LED nos arcos do Moinho Rebouças, no portal do Passeio Público, na rotatória da Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, para iluminar a escultura Luar do Sertão de João Turin, e no templo da Praça do Japão, entre o Batel e o Água Verde. 

Em todos os locais que receberam iluminação cênica neste ano foram utilizados 143 projetores de LED. “Os equipamentos agregam valor a espaços que caracterizam Curitiba como única e são mais eficientes por iluminar mais e melhor, ter baixo consumo de energia elétrica (cerca de 50% menos) e serem duráveis”, determinou Tony Malheiros, diretor do Departamento de Iluminação.   

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

JORNAL DE COLOMBO PROMOVE 2º ENCONTRO DE ALINHAMENTO PARA A SEGURANÇA PÚBLICA

Evento reúne autoridades, empresários e comunidade para debater ações e fortalecer vínculos em prol da…

3 dias ago

GRATIDÃO: TINTAS PELICANO PROMOVE CAFÉ DA MANHÃ PARA CLIENTES E PARCEIROS

Loja de tintas em Guaraituba realiza evento especial para agradecer clientes e parceiros pela parceria…

3 dias ago

COLÉGIO CÍVICO-MILITAR VINÍCIUS DE MORAES CELEBRA DIA DA BANDEIRA COM SOLENIDADE

Evento destaca valores nacionais, promove reflexão sobre a identidade brasileira e celebra conquistas educacionais do…

3 dias ago

NATAL SUSTENTÁVEL: APAE ENVOLVE ALUNOS EM PROJETO TRANSFORMADOR

Projeto une criatividade, reciclagem e inclusão com a participação de alunos especiais.   A decoração…

3 dias ago

Edição 2955 – 22 de novembro de 2024

Clique aqui e veja a edição completa.

3 dias ago

COMUNIDADE MARIA IMACULADA CELEBRA 35 ANOS COM FESTA EM HOMENAGEM À IMACULADA CONCEIÇÃO

Evento será realizado no dia 8 de dezembro, com programação para toda a família e…

4 dias ago