A Smart Energy 2024 – Conferência Internacional de Energias Inteligentes, promovida pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), ocorreu nessa quarta (25) e quinta-feira (26), em Curitiba. O evento abordou temas como energias renováveis, transição energética, desafios regulatórios, neutralização do carbono, internet das coisas e inteligência artificial. Vários órgãos e secretarias do governo estadual participaram das discussões.
Na abertura, o diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, destacou a importância do encontro para impulsionar soluções alternativas na transição energética. “O evento aproxima pequenas e médias empresas de soluções no mercado que possibilitam uma matriz energética mais limpa. O Governo do Estado cumpre seu papel ao fomentar o desenvolvimento tecnológico, e o Tecpar contribui com essa missão”, afirmou.
O secretário estadual de Planejamento, Guto Silva, também participou, apresentando um panorama do uso de energias renováveis no Paraná. “O Paraná é responsável por 18% da produção de energia elétrica no Brasil e possui números impressionantes em fontes renováveis como biogás e energia fotovoltaica. Discutir mecanismos mais limpos de geração energética está alinhado à sustentabilidade e posiciona o estado para o futuro”, declarou Silva.
Rafael Menezes, coordenador-geral de Tecnologias Setoriais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), destacou os esforços do Governo do Paraná para unir governo, universidades e setor produtivo no debate sobre descarbonização. “Precisamos de uma atuação conjunta entre governos, indústria e academia para avançar ainda mais na transição energética”, frisou.