Categories: Regional

Sindimoc confirma que poderá haver greve geral do ônibus em Curitiba e RMC na próxima quinta-feira (12)

O transporte coletivo de Curitiba podem iniciar uma greve geral a partir da zero hora desta quinta-feira (12). A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) ao Jornal de Colombo. De acordo com o presidente Anderson Teixeira, os pagamentos que estavam previstos para o último dia 6 de maio, sexta-feira, não foi realizado.

Ainda segundo o que o Sindimoc informou ao Jornal de Colombo, diferente do que aconteceu em Abril, desta vez a paralisação, do transporte coletivo será geral, ou seja, todas as linhas não irão operar na próxima quinta-feira (12), e não ficará apenas restritas às três empresas que estão com pagamentos atrasados – Gloria, CCD e Tamandaré Filial.

A redação do jornal entrou em contato com a Urbs que confirmou o atraso nos repasses às empresas e alegou que aguarda a aprovação, pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC), do projeto de suplementação orçamentária de R$ 174 milhões, que será usado, em sua maior parte, para fazer frente ao déficit do sistema em 2022.

Já a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) disse que o projeto de lei orçamentária que remaneja R$ 174 milhões do orçamento da capital para a Urbs está tramitando pelas comissões temáticas da Câmara de Vereadores, que é uma etapa obrigatória antes da submissão ao plenário.

O que diz o Governo do Estado

A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) disse em nota que conforme previsto em convênio assinado entre Governo do Estado e Prefeitura de Curitiba a parcela do subsídio será paga nesta semana.

O que diz a Câmara Municipal de Curitiba

Protocolado no dia 1º de abril, o projeto ficou sob análise da Procuradoria Jurídica, para instrução técnica, do dia 4 ao dia 18, quando seguiu para análise da admissibilidade pela Comissão de Economia. Lá, o presidente Serginho do Posto (União) designou Osias Moraes (Republicanos) como relator, que já se manifestou favorável à matéria na reunião do dia 4 de maio, mas houve pedido de vista das vereadoras Indiara Barbosa (Novo) e Professora Josete (PT).

A próxima reunião de Economia é nesta quarta-feira (11). Se houver a admissibilidade, o projeto passará por três sessões consecutivas na Ordem do Dia, para recebimento de emendas, depois é submetido a nova votação em Economia e, se aprovado, só então será submetido ao plenário. Por se tratar de crédito orçamentário, não há previsão regimental de votação em regime de urgência. Se o cronograma for seguindo à risca, há a possiblidade de encerrar a votação do projeto ainda em maio.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Share
Published by
Redação JC

Recent Posts

POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM COLOMBO

Em uma operação conjunta realizada pela Polícia Civil da Delegacia do Alto Maracanã, em Colombo,…

5 dias ago

GOVERNADOR ENTREGA 225 NOVAS VIATURAS E 1,4 MIL COLETES BALÍSTICOS À POLÍCIA PENAL DO PARANÁ

Nesta segunda-feira, 22 de abril, o Governador Carlos Massa Ratinho Junior conduziu uma cerimônia no…

6 dias ago

UNIDADE DE SAÚDE DO GUARAITUBA É DESIGNADA COMO UNIDADE SENTINELA, NO COMBATE CONTRA A DENGUE

A Prefeitura de Colombo, através da Secretaria de Saúde, está adotando medidas proativas para combater…

6 dias ago

GOVERNO DO ESTADO INSTITUI CÓDIGO DE DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER PARANAENSE

As mulheres no Paraná têm agora um instrumento legal abrangente para a proteção de seus…

1 semana ago

COLOMBO SUB 17 FEMININO ARRASA EM SUA ESTREIA NO CAMPEONATO PARANAENSE

  No último fim de semana, o Ginásio do Rio Verde testemunhou não apenas jogos…

1 semana ago