Solenidade celebra trajetória do Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência e destaca investimentos em modernização da frota e integração entre secretarias
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) celebrou nesta segunda-feira (26) os 35 anos de atuação do Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate). Durante a solenidade, realizada em Curitiba, foram homenageados militares, civis e instituições que contribuíram para o fortalecimento do serviço, referência nacional em atendimento pré-hospitalar.
Criado em 1989, o Siate é um marco no atendimento de vítimas de traumas e emergências no Paraná. Em três décadas e meia de funcionamento, o serviço evoluiu em estrutura, agilidade e abrangência. Para celebrar esse legado, o CBMPR organizou uma cerimônia especial que contou com vídeos institucionais, entrega de medalhas e reconhecimento a parceiros fundamentais.
A Medalha de Mérito do Atendimento Pré-Hospitalar ao Trauma em Emergência foi concedida a bombeiros, civis e instituições públicas que se destacaram na consolidação e apoio ao serviço. O comandante-geral do CBMPR, coronel Antonio Geraldo Hiller Lino, destacou a importância da cooperação entre secretarias para a modernização do Siate.
“A cooperação técnica entre as secretarias da Segurança Pública e da Saúde ampliou a integração entre Estado e municípios, tornando o serviço mais ágil e próximo da população. Um ponto importante é a aquisição das novas ambulâncias nos últimos quatro anos, renovando a frota e qualificando ainda mais o atendimento”, afirmou o coronel.
Nos últimos anos, o Governo do Paraná renovou 91 veículos da frota, com investimento total de R$ 44,8 milhões, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Só em 2023, foram adquiridas 60 ambulâncias, que representam mais de 63% da frota ativa. Os veículos contam com mais espaço para vítimas e socorristas, equipamentos modernos e sistemas de comunicação mais eficientes com os hospitais.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, também destacou o papel da parceria institucional.
“Trabalhamos lado a lado com o Corpo de Bombeiros para conseguirmos que o termo de cooperação fosse firmado e atuamos fortemente para trocarmos essas 91 ambulâncias ao longo dos últimos 18 meses para reforçar esse serviço referenciado e de extrema importância para o atendimento pré-hospitalar”, disse.
A cerimônia também contou com a presença do subcomandante-geral do CBMPR, coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto; do diretor-geral da Sesa, Cesar Neves; da secretária municipal de Saúde de Curitiba, Tatiane Filipaki; e do coronel veterano Miguel Arcanjo Caprioti, que comandou o Corpo de Bombeiros de 1987 a 1991.