Revista Científica do Tecpar completa 75 anos – Jornal de Colombo

Revista Científica do Tecpar completa 75 anos

Revista Científica do Tecpar completa 75 anos

Em 2021, a revista científica editada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) completa 75 anos. A publicação é considerada um dos periódicos de maior expressão e relevância no cenário nacional, com reconhecida credibilidade na comunidade científica. Desde 1946, o periódico intitulado Brazilian Archives of Biology and Technology – BABT (Arquivos Brasileiros de Biologia e

Em 2021, a revista científica editada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) completa 75 anos. A publicação é considerada um dos periódicos de maior expressão e relevância no cenário nacional, com reconhecida credibilidade na comunidade científica.

Desde 1946, o periódico intitulado Brazilian Archives of Biology and Technology – BABT (Arquivos Brasileiros de Biologia e Tecnologia) divulga artigos originais de pesquisa e revisões.

Para celebrar, o Tecpar irá lançar uma edição comemorativa da revista com artigos de pesquisadores do instituto e de universidades estaduais paranaenses. O objetivo é valorizar o trabalho dos pesquisadores locais em uma das revistas de maior expressão no cenário nacional.

Segundo o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, a credibilidade conquistada pela publicação junto à comunidade científica se deve à criteriosa seleção na divulgação de pesquisas de alto nível. “Os trabalhos são selecionados e avaliados pelo conselho editorial da revista, composto por pesquisadores brasileiros e estrangeiros com credibilidade e reconhecimento da comunidade científica. Desse modo, o instituto mantém sua vocação histórica de fomentar a pesquisa e possibilita que este conhecimento seja acessível a todos, já que a publicação é aberta e no formato digital”, afirmou.

Por ano, a revista recebe, em média, 800 artigos, dos quais são publicados cerca de 15%. Só em 2020, a revista publicou cerca de 150 trabalhos científicos, em áreas que variam de biologia e ciências aplicadas a biotecnologia, por exemplo.

História

Em 1946, o professor doutor Marcos Augusto Enrietti idealizou a criação de uma publicação para divulgar os avanços científicos e tecnológicos realizados pelo grupo de pesquisadores do Instituto de Pesquisas Tecnológicas e Biologia. A iniciativa deu origem à revista Arquivos de Biologia e Tecnologia.

A partir de 1999, a publicação passou a se chamar Brazilian Archives of Biology and Technology (BABT), iniciando a publicação de trabalhos em língua inglesa. Desde 2001, a revista está disponível em formato eletrônico na Scientific Electronic Library Online (SciELO), biblioteca digital de artigos científicos com acesso aberto.

Apoio

Atualmente, a revista é apoiada por importantes instituições ligadas à produção científica, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Programa de Apoio a Publicações Científicas do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Educação, Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná e a Fundação Araucária.

Posts