Leitura, produção e interpretação de texto - Jornal de Colombo

Leitura, produção e interpretação de texto

A leitura, a produção e a interpretação de texto são muito importantes no desenvolvimento das crianças, tanto como estudantes quanto como cidadãos. Quanto mais lemos, mais aprendemos a interpretar o mundo que nos rodeia e a ter opinião crítica e reflexiva sobre as coisas, além de escrevermos melhor. Para desenvolver essas habilidades é importante que

A leitura, a produção e a interpretação de texto são muito importantes no desenvolvimento das crianças, tanto como estudantes quanto como cidadãos. Quanto mais lemos, mais aprendemos a interpretar o mundo que nos rodeia e a ter opinião crítica e reflexiva sobre as coisas, além de escrevermos melhor. Para desenvolver essas habilidades é importante que haja um acompanhamento também em casa e não somente no ambiente escolar. 

É sempre bom lembrar que quando falamos de leitura não estamos pensando só em livros. Claro que é muito importante que as crianças tenham o hábito de leitura literária em casa, e que esse momento seja de atenção ativa e não somente na hora de preparação para o sono. Mas também podemos estimular a leitura, produção e interpretação de texto nas atividades do dia a dia.

Por exemplo, a partir dos jogos ou séries e filmes que a criança gosta. Pergunte a ela sobre o que é, quem são as personagens principais, quais são os temas principais e os maiores conflitos que aparecem. Se existe o hábito de assistir alguma coisa juntos, depois faça algumas perguntas sobre o que viram, como se gostou, por que gostou, se mudaria alguma coisa para ficar melhor, e outras perguntas como: “por que você acha que isso aconteceu?”, “quem foi o responsável pela ação?”, “como foi resolvido?”. Isso vai estimular o senso crítico e acostumar a criança a manifestar a opinião dela, além de melhorar a interpretação de texto. Peça para que ela narre um episódio ou invente uma história se imaginando dentro do universo de jogo ou anime que ela gosta. Ou mesmo pergunte sobre alguma atividade que ela fez ou vocês fizeram juntos, tentem narrar juntos o que fizeram durante o dia, por exemplo. Isso vai ajudar a desenvolver a habilidade de organizar as ideias em começo, meio e fim, importantíssimas para a produção de texto.

E, por fim, se a conversa render e for um assunto que gere maior empolgação, podemos até pedir para fazer um desenho sobre o que viram ou fizeram, ou que faça alguma outra atividade artística relacionada ao tema como cantar, dançar, interpretar ou até fazer uma comida inspirada no assunto. Ser capaz de transpor algo que é verbal (que utiliza palavras) para linguagens sem palavras como a pintura, o desenho, o gesto, o ritmo, entre outros, é outra habilidade importante que a criança estará desenvolvendo.

São atividades que, com certeza, além de renderem um bom momento familiar, vão ajudar a construir um grande futuro para nossos pequenos.

Daiane Pereira Rodrigues é colombense, mestre em Letras pela UFPR, professora de português no Colégio Le Savant e também professora e tradutora de espanhol. Escreve e inventa histórias desde criança e já ganhou o prêmio de jovens escritores da fundação Maria de Paula de Ruiz Martínez em Madri, na Espanha.  

Posts