Adaptação - Jornal de Colombo

Adaptação

Em linhas gerais e de maneira bem simplória, a teoria da seleção natural, definida pelo biólogo britânico Charles Darwin no século XIX, trata sobre as adaptações de um ser vivo. Obviamente, seus estudos e descobertas são exclusivos do universo da biologia. Mas dentro de outras áreas da ciência é possível observar que o ser humano,

Em linhas gerais e de maneira bem simplória, a teoria da seleção natural, definida pelo biólogo britânico Charles Darwin no século XIX, trata sobre as adaptações de um ser vivo. Obviamente, seus estudos e descobertas são exclusivos do universo da biologia. Mas dentro de outras áreas da ciência é possível observar que o ser humano, em especial, vive se adaptando em suas relações com o mundo. Durante o passar dos séculos o homem alterou e se adaptou a relações de poder, de trabalho, de família, sempre buscando uma evolução em todos esses aspectos. Em 2020, nossa espécie está passando mais uma vez por uma prova de fogo em nosso processo evolutivo. Como sairemos da crise causada pelo coronavírus? Seremos uma sociedade melhor? Que tipo de seres humanos seremos daqui em diante? E nosso cotidiano, como será?

Nossa geração jamais passou por uma problemática tão grande. É a maior crise desde a Segunda Guerra Mundial. Enquanto cientistas buscam uma solução definitiva em relação ao vírus, temos que dar início a uma procura pelas soluções dos diversos problemas que teremos logo mais em razão desta pandemia. Mas não há fórmula mágica e nem bola de cristal. É difícil, para não dizer impossível, projetar como serão os próximos meses. Mais uma vez teremos de nos adaptar. Antes de tudo, porém, necessitamos cuidar de nós mesmos e das pessoas próximas. O isolamento social persiste. É preciso tentar ao máximo controlar a disseminação do vírus para evitar o colapso do sistema de saúde e cada um de nós tem papel importantíssimo nesta batalha. Em uma realidade em que estamos todos conectados, não apenas pela internet, toda ação individual tem um impacto sobre os demais a nossa volta. Sejamos responsáveis para que tenhamos um futuro. Um futuro complicado. Mas ainda um futuro. 

Posts