Contribuintes devem ficar atentos ao calendário de vencimentos para evitar juros e multas

 

Os proprietários de veículos com placas de final 7 e 8 devem pagar a segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 até esta terça-feira (25). Os motoristas que optaram pelo parcelamento em cinco vezes devem acompanhar os prazos de vencimento para evitar acréscimos no valor do tributo.

O pagamento do IPVA segue um calendário escalonado conforme o final da placa do veículo. Os contribuintes que perderem o prazo estarão sujeitos a uma multa de 0,33% ao dia, além de juros de mora calculados com base na taxa Selic. Após 30 dias de atraso, a multa fixa é de 10% sobre o valor do imposto.

Confira o calendário de vencimentos da segunda parcela do IPVA 2025:

  • Finais 1 e 2: 20/02 (vencido)
  • Finais 3 e 4: 21/02 (vencido)
  • Finais 5 e 6: 24/02 (vencido)
  • Finais 7 e 8: 25/02
  • Finais 9 e 0: 26/02

A Secretaria da Fazenda reforça que não envia boletos pelos Correios, e-mails ou aplicativos de mensagens. Os contribuintes devem gerar a guia de pagamento pelos canais oficiais, como o Portal IPVA, os aplicativos Serviços Rápidos da Receita Estadual e Detran Inteligente, disponíveis para Android e iOS, além do Portal de Pagamentos de Tributos.

Entre as opções de pagamento, os contribuintes podem quitar o imposto via Pix, utilizando o QR Code presente na guia de recolhimento. O pagamento por essa modalidade é compensado em até 24 horas e pode ser feito em mais de 800 instituições financeiras. Também é possível pagar com cartão de crédito, com parcelamento em até 12 vezes, mas é importante verificar as taxas aplicadas pelas operadoras.

A Secretaria da Fazenda alerta ainda sobre golpes envolvendo sites falsos relacionados ao IPVA. Para evitar fraudes, os contribuintes devem sempre utilizar os canais oficiais do governo, cujos endereços terminam em “pr.gov.br”, ou os aplicativos da Receita Estadual e do Detran.

Compartilhe nas Redes Sociais: