A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) deu início, nesta semana, à segunda edição da Prova Paraná de 2024, destinada aos alunos da rede estadual de ensino. As avaliações, tanto na versão impressa quanto na digital, têm como principal objetivo monitorar o desempenho dos estudantes em diferentes etapas da educação básica, permitindo à Seed-PR ajustar estratégias pedagógicas para fortalecer o aprendizado.
A versão impressa da Prova Paraná será aplicada entre os dias 21 e 22 de agosto, abrangendo todas as disciplinas. Esta avaliação, que acontece na própria escola onde o aluno está matriculado, possui duração de 2h30 e busca diagnosticar o nível de aprendizado dos alunos em relação aos conteúdos abordados no último trimestre. Esta é a segunda de três edições previstas para este ano, sendo a primeira realizada em abril e a próxima agendada para novembro.
Paralelamente, desde o dia 20 de agosto, está em curso a Prova Paraná Digital, destinada aos alunos dos 8º e 9º anos. Segundo Jussielli de Oliveira, coordenadora de Avaliação da Seed-PR, a versão digital da prova segue um cronograma específico, que leva em conta o número de estudantes por núcleo. A avaliação digital é trimestral e abrange as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, com aplicação até 30 de agosto.