Todas as Unidades Básicas de Saúde (exceto a Unidade Básica de Saúde do Guaraituba), e a Unidade de Saúde da Mulher estarão atendendo a população
Neste sábado (18), das 08h às 13h, será realizada uma campanha de prevenção na Unidade de Saúde da Mulher e em todas as Unidades Básicas de Saúde, exceto na Unidade do Guaraituba, pois no momento atua como sentinela para casos de suspeita de Dengue.
Serão ofertados os serviços de coleta de Preventivo, solicitação de Mamografia (para mulheres com idade entre 50 a 64 anos) e atualização da carteirinha de vacinas.
Saúde e prevenção
A saúde das mulheres envolve aspectos físicos, mentais e sociais, e seu impacto na qualidade de vida é significativo para o bem-estar da sociedade como um todo. As mulheres enfrentam problemas distintos que exigem cuidados médicos específicos desde a adolescência até a menopausa. A prevenção e o diagnóstico precoce de doenças como câncer de mama e colo do útero são essenciais para aumentar as chances de cura e reduzir a mortalidade. Além disso, o acesso a tratamentos contraceptivos e cuidados pré-natais são importantes para manter as gestações saudáveis e evitar complicações.
Além disso, as mulheres são mais propensas a sofrer distúrbios como depressão e ansiedade, que são frequentemente exacerbados pela violência doméstica e desigualdades de gênero. Portanto, a saúde mental também deve ser priorizada.
As mulheres são empoderadas e suas condições de vida melhoram quando a educação e os serviços de saúde de alta qualidade são promovidos. Isso permite que eles desempenhem plenamente seus papéis na família e na sociedade. Investir na saúde da mulher é um investimento no futuro que beneficiará toda a comunidade, não apenas as mulheres.