Os pequenos precisam retornar à Unidade de Saúde após 30 dias para completar o esquema vacinal de rotina com o 1º ou 2º reforço

A Secretaria de Saúde informa a todos os pais e responsáveis que a campanha de vacinação contra a poliomielite, realizada de 27 de maio a 14 de junho, focada na administração de uma dose extra da vacina oral contra a poliomielite (VOP), foi um sucesso.

No entanto, é fundamental que todas as crianças que receberam essa dose extra completem o esquema vacinal recomendado.

O esquema vacinal completo contra a poliomielite consiste em:
– D1, D2 e D3: Doses injetáveis aplicadas aos 2, 4 e 6 meses de vida.

– 1º e 2º reforço: Doses orais (gotinha) aplicadas aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

Portanto, as crianças que receberam a dose extra durante a campanha, mas que ainda não tomaram o 1º ou 2º reforço da vacina oral, precisam fazê-lo no intervalo de 30 dias após a dose da campanha.

O que fazer:

Vá até a Unidade de Saúde com a caderneta de vacinação de seu filho;
Verifique se ele precisa completar o esquema vacinal;
Certifique-se de que todas as doses estão atualizadas para garantir a proteção completa contra a poliomielite.

As unidades atendem de segunda a sexta-feira, a vacinação ocorre das 08h às 16h30, exceto nas unidades com horário estendido, Fátima, Osasco e Guaraituba que a vacinação ocorre das 08 às 18h30. Já a Unidade de saúde da mulher não realiza vacina.

A poliomielite é uma doença grave, mas pode ser totalmente prevenível com a vacinação adequada. A colaboração dos pais e responsáveis é essencial para manter nossas crianças protegidas.

Importante:

Se seu filho foi vacinado com a dose extra da vacina oral contra a poliomielite durante a campanha de 27 de maio a 14 de junho, ele precisará retornar à Unidade de Saúde após 30 dias para completar o esquema vacinal de rotina com o 1º ou 2º reforço.

Compartilhe nas Redes Sociais: