A Sanepar anunciou oficialmente, na última quinta-feira (31), o fim do rodízio no abastecimento de água em Colombo. Com essa medida, todos os municípios da Região Metropolitana de Curitiba estão abastecidos com regularidade.
O anúncio foi feito pessoalmente pelo diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, ao prefeito de Colombo, Helder Luiz Lazarotto. Durante o encontro, o presidente detalhou as ações que permitiram a normalização do abastecimento na cidade. “Agradecemos a compreensão da população durante esse período crítico de estiagem. Pedimos desculpas por não termos resolvido antes, mas tivemos questões técnicas importantes a serem resolvidas a fim de assegurar a qualidade na água distribuída”, disse o presidente.
Embora o rodízio tenha acabado em 21 de janeiro no Sistema Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC), cerca de 20% da cidade de Colombo ainda estava em rodízio por ser abastecida por um sistema isolado, com água do Aquífero Karst. Graças a uma série de obras e às chuvas que estão melhorando a vazão desses poços, o fornecimento de água está regular em toda a cidade.
Para normalizar o abastecimento, a Sanepar estendeu o fornecimento da água vinda do SAIC para os bairros Santa Fé e Curitibano com a instalação de uma elevatória, no bairro Roça Grande. O equipamento aumenta a pressurização da rede num ponto em que a água perde velocidade dentro da tubulação. Ao ser bombeada, a água pode ser distribuída para regiões mais elevadas.
O reservatório de água tratada da Vila Guarani, que atende parte de Colombo, passou então a contribuir com mais 50 litros por segundo para suprir a perda de vazão do Karst. Esta operação estava funcionando em fase de teste havia dez dias.