Nos primeiros cinco meses de 2020, o Sicredi, instituição financeira cooperativa, registrou crescimento de 60% em área segurada e de 77% em importância segurada no segmento agrícola, nos estados do Paraná e São Paulo, em comparação com mesmo período de 2019. Dados do Sicredi mostram ainda que, em todo o Brasil, o seguro agrícola disponibilizado pelas cooperativas filiadas à instituição evitou mais de R$100 milhões em prejuízos aos associados, nos últimos 12 meses.

No Paraná, especialmente, que passa por uma das maiores estiagens já registradas na historia, a importância de proteger o patrimônio rural  fica evidente, como destaca o produtor rural Rafael Ribas Alberti, de Tibagi, nos Campos Gerais. “A gente investe no adubo e na semente de qualidade, mas a questão da chuva, do frio e da seca a gente não consegue controlar”, afirma.  

Foi o que aconteceu com Paulo Pacheco, proprietário de uma granja na Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba. Seu patrimônio foi afetado por uma forte chuva de granizo que atingiu a região em setembro de 2019. “Fazia 15 anos que eu tinha o seguro e foi a primeira vez que precisei. Imagina o prejuízo se não tivesse renovado”, comenta. 

O gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Devanir Brisola, reforça os benefícios oferecidos pelo seguro. “Os seguros rurais permitem que os produtores possam investir com mais tranquilidade  em sua atividade, mantendo-se competitivos no agronegócio, mesmo sob condições de perda patrimonial ou eventual frustração de safra. O seguro agrícola traz estabilidade financeira para o negócio, garantindo que os recursos investidos na implementação da lavoura sejam ressarcidos em eventual perda decorrente de eventos climáticos garantidos na apólice”, explica. “Um número maior de produtores está descobrindo que o seguro protege não apenas seu patrimônio, mas toda a cadeia produtiva que depende do negócio segurado. Portanto, o seguro precisa estar inserido em seu planejamento no momento de orçar os custos de implementação de sua lavoura”, completa. 

No segmento agrícola, o Sicredi conta com a parceira de quatro das maiores empresas seguradoras do mercado: Mapfre, FairFax, Tokio Marine e Sancor. “Buscamos atender às necessidades de nossos associados por meio de soluções que fazem parte da gestão de risco do produtor e fazem sentido para seu negócio”, finaliza.

Compartilhe nas Redes Sociais: