Durante a semana, muito se falou sobre uma possível reabertura do comércio em Curitiba, que aconteceria nesta sexta-feira. Nos bastidores, algumas associações ligadas aos setores comerciais pressionaram o prefeito da capital Rafael Greca. No entanto, em pronunciamento realizado em uma live de Facebook nesta quinta-feira, 16, o chefe do executivo curitibano confirmou a manutenção das medidas de distanciamento social, como a decisão de que apenas estabelecimentos de atividades essenciais devem funcionar.

“A vida não voltou ao normal. Deixo claro que Curitiba não está autorizando ou deixando de autorizar o funcionamento do comércio na cidade. Não liberou geral”, disse Greca, se referindo ao decreto municipal 470, que dispõe sobre os estabelecimentos que devem funcionar. Aos que não estão descritos, a recomendação é de que se mantenham fechados até que a avaliação da Saúde aponte nova orientação.

Ainda nesta quinta, foi publicada uma resolução que complementa decretos anteriores, com regras estabelecidas pela vigilância sanitárias para os locais que estão em funcionamento, como a obrigatoriedade de uso de máscaras, determinação de critérios de ocupação de espaços de uso comuns e responsabilização pelo descumprimento das orientações. “Uma pandemia dessa magnitude está causando estragos econômicos e no cotidiano das pessoas no mundo inteiro. Precisamos trabalhar de forma responsável em busca das melhores soluções. A pandemia exige corresponsabilidade de todos”, declarou o prefeito.

Compartilhe nas Redes Sociais: