Nesta terça-feira, 26, o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, se reuniu por videoconferência com os prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba, entre eles a prefeita de Colombo, Beti Pavin, e o prefeito da Capital, Rafael Greca. O tema do encontro foi a crise hídrica causada pela longa estiagem que tem afetado o abastecimento em todo o Estado e, especificamente, na RMC. Desde o dia 14 de março, por exemplo, a Sanepar implantou o rodízio do fornecimento de água e no dia 7 de maio, o Governo do Estado decretou situação de emergência hídrica em todo o Paraná por 180 dias. 

Na reunião, foram apresentadas possíveis alternativas de reforço no abastecimento, como a implantação de novos pontos de captação, a utilização de caminhões-pipa e transposições de rios para aumentar os níveis de água em locais tradicionais de captação. De acordo com dados da Sanepar divulgados pela Prefeitura de Curitiba, os reservatórios que abastecem a capital e região estão, em média, com 43,44% das suas capacidades. 

Outro ponto destacado pelo diretor do órgõa estadual é a expansão de campanhas de conscientização para o uso racional da água, que devem ser realizadas também por cada prefeitura. “Nós precisamos que a nossa população tenha consciência do problema, entenda e coopere economizando água. E nós estamos abertos a todas as sugestões que ajudem a enfrentar a longa estiagem”, afirmou Claudio Stabile.

Além de Stabile, de Beti Pavin e Rafael Greca, também participaram da reunião o presidente da Coordenação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Gilson dos Santos; e os prefeitos Gerson Colodel, de Almirante Tamandaré; Luiz Costa, de Balsa Nova; Bihl Zanetti, de Campina Grande do Sul; Marcelo Puppi, de Campo Largo; Cláudio César Casagrande, de Campo Magro; Marcio Wozniack, de Fazenda Rio Grande; Marcus Tesserolli, de Piraquara; Angelo Andreatta, de Quatro Barras; e Antonio César Matucheski, prefeito de Tijucas do Sul.

Compartilhe nas Redes Sociais: