O município de Pinhais realizou no último sábado, 26, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), um mutirão de testagem rápida da Covid-19. A ação aconteceu no Ginásio Poliesportivo Tancredo de Almeida Neves, com o objetivo de detectar casos do novo coronavírus na população em geral, de pessoas que são assintomáticas. 

A testagem foi gratuita e aberta ao público em geral. Para evitar aglomerações, foram distribuídas senhas, sendo que cada pessoa apresentava um documento de identificação para se cadastrar, e na sequência, realizava o teste rápido de antígeno. Após 15 minutos, o resultado era informado.

Aqueles que tiveram o resultado identificado como reagente, no caso, confirmando a infecção ativa pelo vírus da Covid-19, assinaram o termo de isolamento domiciliar e foram orientados a procurar a unidade de saúde do seu bairro para consultar e receber as orientações médicas.

Dos 517 testes realizados, 64 foram positivos. “A Secretaria tem planejado ações como essa como forma de evitar a circulação do vírus, mas é importante ressaltar que mesmo com resultado negativo a população precisa continuar cumprindo os procedimentos básicos de saúde, como utilização de máscara, álcool em gel e distanciamento social”, disse a diretora de Vigilância em Saúde de Pinhais, Vanessa Loyola Fontoura

Compartilhe nas Redes Sociais: