A equipe da Secretaria de Educação de Pinhais, município da Região Metropolitana de Curitiba, desenvolveu um almanaque e uma revista para serem entregues aos alunos da rede municipal, como forma de complementar os conteúdos que estão sendo produzidos neste período de pandemia. De acordo com a diretora do Departamento de Ensino, Kelly Panini, os materiais são direcionados aos estudantes da educação infantil e ensino fundamental e fazem parte do projeto Educar e Proteger: saúde é vida. “Pensando na obrigatoriedade do cumprimento das 800 horas anuais de trabalho com os educandos, vimos a necessidade de realizar um trabalho lúdico e bem contextualizado. A ideia surgiu como forma de apoio aos profissionais das unidades de ensino que estão se desdobrando para conseguirem atender todos os educandos mesmo de longe”, afirmou.

Além dos materiais, os profissionais também produziram um vídeo explicativo que serve como orientação aos pais e responsáveis sobre a maneira de conduzir as atividades recomendadas. A entrega está sendo feita juntamente com os blocos de atividades.

No almanaque “Cuide-se”, desenvolvido para os alunos do ensino fundamental, encontram-se caça-palavras, cruzadinhas, história em quadrinhos, jogo da memória, entre outros tipos de entretenimento. De uma forma lúdica e colorida, também traz informações sobre as formas de prevenção e cuidados relativos à Covid-19. Já a revista, que leva o mesmo nome, é voltada para os alunos da educação infantil, e contém propostas de brincadeiras, conversas, jogos, desenhos, entre outras, para os pais ou responsáveis desenvolverem com as crianças.

Com uma linguagem fácil, as atividades sugeridas abordam temáticas que são pertinentes a esta nova realidade vivida pelas crianças e trazem a mensagens de cuidados importantes para o bem-estar físico e emocional das famílias. “Muito além da aprendizagem de conteúdos, é necessário que a educação e a escola estejam na vida dos alunos e de suas famílias como parceiras, propondo e estimulando aprendizagens significativas neste período em que todos estão passando. Procuramos enfatizar sempre a importância de ficar em casa, de cuidar de si e do próximo e de seguir as orientações sobre os cuidados com a saúde”, completa Kelly.
 

Compartilhe nas Redes Sociais: