Nesta sexta-feira, 5, a ala de internação do Hospital Vitória, no Centro Industrial de Curitiba, foi reaberta para atendimento exclusivo de paente do SUS (Sistema Único de Saúde) com covid-19. Desta forma, são 140 leitos disponíveis, sendo 120 de enfermaria e 20 de UTI. Eles serão ativados de forma escalonada, de acordo com a demanda. Nesta primeira fase, serão abertos 30 leitos do total, sendo dez de UTI.

A reabertura foi efetivada a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e o UnitedHealth Group Brasil, dono da operadora Amil e do grupo médico-hospitalar Americas Serviços Médicos. O grupo empresarial, dono das instalações, cedeu a ala que estava fechada, em contrato de comodato válido até o dia 31/12/2020. Esta ala não fará atendimentos de pronto-socorro. Os pacientes serão encaminhados para o hospital pela Central de Regulação de Leitos do município, que organiza a distribuição em toda a rede SUS.

“Este hospital é uma mostra de que parcerias sólidas para o enfrentamento da covid-19 resultam em melhorias para a gestão da saúde pública de Curitiba”, disse o prefeito Rafael Greca. “Juntos, vamos vencer as dificuldades causadas pelo novo coronavírus”. A  secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, destacou a economia de tempo e recursos na ativação desta ala. “Em vez de termos que montar um hospital de campanha, poderemos contar com uma estrutura adequada já pronta”, disse. 

Compartilhe nas Redes Sociais: