Parceria entre Google e Comec permite acompanhamento em tempo real dos ônibus na RMC - Jornal de Colombo

Parceria entre Google e Comec permite acompanhamento em tempo real dos ônibus na RMC

Parceria entre Google e Comec permite acompanhamento em tempo real dos ônibus na RMC
Segunda etapa da parceria trará ainda mais conforto e facilidade aos usuários do transporte público(FOTO: Divulgação/Comec)

Usuário do transporte coletivo poderá verificar a localização em tempo real dos ônibus e calcular o tempo de rota

Desde outubro do ano passado, a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e o Google assinaram uma parceria inédita, onde a gigante empresa de tecnologia passou a disponibilizar nas suas plataformas todos os itinerários e horários das 201 linhas metropolitanas de ônibus nos 19 municípios atendidos na Região Metropolitana. A iniciativa permitiu ao usuário, em uma rápida pesquisa, identificar qual linha e horário poderia ser utilizado para chegar ao destino desejado.

Agora, na segunda etapa da parceria, o Google vai permitir o acompanhamento dos veículos em operação por meio da sincronização dos sistemas da empresa com o GPS dos veículos.

Assim, ao chegar nos pontos de embarque e desembarque, em uma rápida pesquisa o usuário poderá saber se o ônibus desejado está atrasado, adiantado ou no horário, a previsão para a chegada do ônibus e até mesmo se o trânsito está mais movimentado do que o habitual.

Ao selecionar um destino dentro do Google Maps, por exemplo, o aplicativo irá sugerir diversos trajetos com base nas linhas de ônibus disponíveis. Ao selecionar a linha desejada, informações como trajeto da linha e horário previsto de chegada serão disponibilizados automaticamente, bastando clicar na barra colorida indicada e nas paradas para obter a informação de tempo de espera.

Para o presidente da Comec, Gilson Santos, este é mais um importante avanço no sentido de trazer mais conforto ao usuário do transporte coletivo. “A plataforma informa em tempo real a localização do veículo e o tempo até sua chegada, possibilitando ao usuário menos tempo de espera nos locais de embarque e até mesmo a utilização de uma outra linha que passe pelo local”, destacou.

Posts